Autor: PM | Foto: Criativity Island/Mário Bettencourt - Cláudio Bettencourt e António Costa Peugeot 208 Rally4
PUB

Cláudio Bettencourt venceu este sábado a 15.ª edição do Rali da Graciosa, impondo-se com autoridade naquela que foi a primeira participação da prova no Campeonato dos Açores de Ralis. Aos comandos de um Peugeot 208 Rally4 e acompanhado pelo navegador António Costa, o piloto natural da ilha Graciosa liderou de início a fim, brilhando perante o seu público e regressando em grande estilo às competições após um período de ausência motivado por um despiste na ilha Terceira.

Com esta vitória, Bettencourt conquista um triunfo especial em “casa”, dominando também a classificação das duas rodas motrizes (2RM), categoria onde se destacou durante toda a prova.

Na segunda posição absoluta e também nas 2RM, terminou a dupla Rafael Botelho e Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4), atuais líderes do campeonato regional, que consolidaram a sua posição com uma prestação segura e eficaz. Representando o Team Lotus, os micaelenses focaram-se em garantir pontos valiosos, numa prova marcada logo à partida pelo abandono dos vice-campeões regionais da época passada, após um infortúnio na primeira classificativa.

PUB

O pódio absoluto ficou completo com João Borges e Flávio Mota, aos comandos de um Renault Clio Rally3. Ainda em processo de adaptação à viatura, os terceirenses mostraram consistência e andamento competitivo em piso de asfalto, terminando o rali a 2:04.2 dos vencedores e confirmando o seu potencial para disputar os lugares cimeiros nas próximas rondas.

Nas 2RM, o terceiro lugar foi para Estevão Rodrigues e Nuno Cabral (Peugeot 208 Rally4), da Auto Açoreana Racing, que continuam a demonstrar evolução notável. A dupla alcançou novo pódio nesta categoria, a 2:33.7 de Bettencourt/Costa, reforçando a sua consistência e crescimento no campeonato.

Destaque ainda para Luís Miguel Rego e José Janela, únicos participantes com viatura da categoria Rally2. Após um atraso significativo logo na fase inicial do rali, os vice-campeões regionais partiram em recuperação com o Skoda Fabia RS Rally2, vencendo todas as classificativas disputadas no sábado e arrecadando os três pontos atribuídos pela vitória na ‘powerstage’. Terminaram o rali no 9.º lugar da geral.

O Campeonato dos Açores de Ralis regressa nos dias 8 e 9 de agosto com o XLIV Explore Santa Maria Rallye, naquela que será mais uma prova em piso de asfalto e onde se antevê nova luta intensa pelos lugares de topo.

Link Classificação: https://anubesport.com/timing/gen/6716/?rallyId=252

PUB