Autor: PM | Foto: GRA
PUB

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, promove, nos dias 10 e 11 de julho, em Ponta Delgada, a primeira parte do I Fórum Global do Espírito Santo, iniciativa inédita que reúne oradores de Portugal, Brasil, Estados Unidos da América e Canadá, com entrada livre e transmissão online.

O evento decorre no auditório da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas e pretende valorizar e refletir sobre uma das maiores expressões culturais e religiosas do povo açoriano: as festas do Divino Espírito Santo. O Fórum propõe-se acompanhar, entre julho e setembro, as três maiores manifestações desta tradição nos Açores, América do Norte e América do Sul: as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, as Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra (EUA) e a Grande Festa do Ciclo do Divino de Santa Catarina (Brasil).

De acordo com a organização, o objetivo é reconhecer a marca identitária comum dos açorianos em todo o mundo, promovendo o diálogo entre diferentes interpretações desta tradição, e refletindo sobre as suas dimensões religiosa, cultural, social e económica.

PUB

Programa inclui especialistas e representantes das comunidades

A sessão de abertura do Fórum está marcada para as 14h00 do dia 10 de julho e contará com intervenções de José Andrade, Diretor Regional das Comunidades, Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e Pedro Folgado, Presidente da Câmara Municipal de Alenquer.

Seguem-se as primeiras comunicações do evento, com a participação de Pedro Furtado, coordenador das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, Márcia Sousa da Ponte, presidente das Grandes Festas da Nova Inglaterra, e Roseli Pereira, coordenadora do Ciclo do Divino de Santa Catarina, no Brasil.

No dia seguinte, 11 de julho, o programa prossegue entre as 14h00 e as 17h00 com comunicações de reputados investigadores:

  • João Leal, professor da Universidade de Lisboa, abordará as festas em Portugal e nas Américas;
  • Lélia Nunes, diretora de Património Cultural da Fundação Catarinense de Cultura, tratará das festividades no Brasil;
  • António Goulart, investigador da cultura açoriana na Califórnia, falará sobre o culto nos EUA;
  • Ilda Januário, professora na Universidade de Toronto, destacará as celebrações no Canadá.

O Fórum será transmitido em direto através das páginas “Comunidades Açores” no Facebook e Instagram, bem como no canal oficial do Governo dos Açores no YouTube, alargando o alcance a toda a diáspora.Reforçar os laços com a diáspora

Esta iniciativa insere-se na estratégia do Governo Regional de reforçar os laços com a diáspora açoriana, destacando manifestações que refletem a identidade do povo açoriano além-fronteiras. A componente científica do Fórum, aliada ao testemunho direto dos organizadores das festas, pretende promover um olhar abrangente e atualizado sobre esta expressão cultural profundamente enraizada na vivência das comunidades açorianas no mundo.

PUB