O líder do PS/Açores defendeu hoje a criação de um plano integrado para garantir mais mão-de-obra no setor agrícola, a par da necessidade de gerar mais rendimento e da modernização das explorações.
Na sequência de uma visita à Cooperativa Agrícola Costa Norte, no concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, Francisco César defendeu “mais rigor nos apoios sociais”, salientando que “quem pode trabalhar, deve ser incentivado a fazê-lo”.
“Mas, também precisamos de uma estratégia para atrair trabalhadores de fora, sempre que os recursos internos não sejam suficientes”, declarou o dirigente socialista, citado em nota de imprensa da estrutura regional do partido.
Francisco César defendeu ainda o investimento na digitalização e automação das explorações agrícolas, para ajudar a baixar os custos de produção do leite, e propôs um plano de apoio técnico às cooperativas, com a criação de linhas financeiras para capacitar estas estruturas a apoiar melhor os seus associados.
Por outro lado, Francisco César criticou o “incumprimento sistemático do Governo Regional [PSD/CDS-PP/PPM] nos apoios prometidos aos agricultores”, sustentando que “há apoios que continuam por pagar, alguns com mais de dois anos de atraso”.
O dirigente apontou como exemplos o suplemento aos abates de 2021, os prejuízos causados pela intempérie Óscar e o apoio à aquisição de milho e sementes.