O Centro de Oncologia dos Açores (COA) marcou presença no lançamento do projeto europeu eCAN Plus Joint Action, que decorreu na passada semana em Bruxelas. Esta iniciativa, cofinanciada pela União Europeia, tem como objetivo alargar os benefícios da saúde digital a todos os cidadãos, pacientes e profissionais de saúde, contribuindo para a prevenção e o tratamento mais eficaz do cancro em toda a Europa.
Com a participação de mais de 80 instituições de 23 países, o eCAN Plus pretende reforçar as capacidades digitais dos centros de oncologia, colmatando desigualdades existentes entre os países da Europa Ocidental e Oriental, no que respeita ao acesso a tecnologias de saúde inovadoras.
Durante a reunião de arranque do projeto, os diversos grupos de trabalho apresentaram as suas metas e áreas de atuação, definindo a estratégia conjunta a desenvolver ao longo dos próximos quatro anos.
Até 2029, o consórcio europeu irá implementar um conjunto de ações que inclui a criação de um programa de formação abrangente para o desenvolvimento de competências digitais, o reforço da colaboração entre centros de oncologia através de soluções digitais e a aplicação clínica de ferramentas de telemedicina em diferentes fases do tratamento do cancro.
O Centro de Oncologia dos Açores tem um papel de destaque no projeto: além de acolher um projeto-piloto nacional na área da prevenção digital em oncologia, atua também como Entidade Nacional Competente, sendo responsável pela coordenação da participação portuguesa neste consórcio internacional. A delegação nacional integra ainda o IPATIMUP, os Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) do Porto, Coimbra e Lisboa, e a SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
Com esta iniciativa, os Açores posicionam-se, mais uma vez, na linha da frente da inovação em saúde pública, contribuindo ativamente para um esforço europeu que visa tornar o combate ao cancro mais eficiente, acessível e digitalmente capacitado.