Os jovens açorianos vão passar a ter acesso ao REDES – Rede Regional de Voluntariado Jovem, um novo programa de apoio ao voluntariado nos Açores, com duas modalidades de projetos, anunciou hoje o Governo Regional.

Segundo a secretária regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, o regulamento do novo programa está a ser ultimado e será publicado em breve em Jornal Oficial, estando previsto o início do período de candidaturas ainda durante o mês de junho.

A governante falava nas Lajes do Pico, na ilha do Pico, na sessão inaugural do roteiro “JUVENTUDE.AZORES – Conhece a Tua DRJ!”.

De acordo com uma nota divulgada pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), poderão ser integrados num projeto REDES jovens com idades entre os 15 e os 28 anos, independentemente do nível de escolaridade e da situação profissional.

O programa inclui duas modalidades: uma de “curta duração”, para projetos de um a cinco dias, como a requalificação de uma moradia ou a recolha de animais vadios, entre outros de natureza social e comunitária, e outra “regular” para projetos de três a nove meses em instituições com atividade permanente, como lares de idosos, associações de apoio à deficiência, entre outras.

Nos projetos de “curta duração” os jovens beneficiam de uma bolsa que pode ir de 21 euros a 75 euros, enquanto nos projetos “regulares” a bolsa mensal pode chegar aos 180 euros, num total de 1.620 euros, se o jovem cumprir nove meses de voluntariado.

“Com este novo programa, queremos afirmar a importância do voluntariado para o desenvolvimento pessoal, social e comunitário, através da partilha de conhecimentos, práticas, perspetivas e intervenções que se traduzem na aquisição de aptidões e competências cruciais na formação dos jovens”, explicou a titular da pasta da Juventude, citada na nota.

O roteiro “JUVENTUDE.AZORES” vai incluir nas sessões interativas não só os jovens, mas também as entidades que podem apresentar e dinamizar cada um dos mais de 10 programas da Direção Regional da Juventude (DRJ) em áreas como associativismo, criatividade e inovação, empreendedorismo, mobilidade, ocupação, formação ou voluntariado.

 

PUB