A ilha de Santa Maria foi palco, nos dias 30 e 31 de maio, da terceira edição do CanSat Júnior Açores, um evento educativo que reuniu 15 equipas, 78 alunos e 15 professores, oriundos das nove ilhas do arquipélago, num ambiente fortemente marcado pela ciência, inovação e espírito de equipa.

Destinado a alunos do ensino básico, o projeto desafiou os participantes a construírem e lançarem microssatélites funcionais – os chamados CanSats –, simulando uma missão espacial em miniatura, desde a conceção e montagem, até ao lançamento e recolha de dados, com o objetivo de estimular o interesse pelas áreas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática).

Para além da vertente científica e tecnológica, a iniciativa destacou-se pela sua forte componente de inclusão e diversidade regional, proporcionando uma experiência enriquecedora para alunos de todas as ilhas dos Açores, num contexto de partilha de conhecimento, criatividade e trabalho colaborativo.

No final da competição, foram distinguidas as três melhores equipas:

  • 1.º lugarR0cket Fus10n, da Escola Básica e Secundária da Madalena do Pico
  • 2.º lugarESAQ-AIR, da Escola Secundária Antero de Quental (São Miguel)
  • 3.º lugarWhalAIR-SAT, da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico

O CanSat Júnior Açores afirma-se como uma referência na promoção das competências científicas, tecnológicas e criativas dos jovens açorianos, desenvolvendo também a sua capacidade de resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipa — ferramentas fundamentais para os desafios de um futuro cada vez mais exigente e tecnológico.

O evento é uma organização do Governo dos Açores, em parceria com o ESERO Portugal (European Space Education Resource Office), Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space. Conta ainda com o apoio do Município de Vila do Porto, LeoLabs, EDA, ANACOM, Mirpuri Foundation, OASA, RAEGE-Az, Atlantic Spaceport Consortium, Museu de Santa Maria, Junta de Freguesia de Santo Espírito e NAV Portugal.

PUB