A EDA – Electricidade dos Açores, em parceria com a Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores (UAc), organiza no próximo dia 17 de junho, entre as 9h00 e as 13h00, a conferência “Desafios do Setor Elétrico na Economia dos Açores”, no Anfiteatro VIII do campus universitário de Ponta Delgada.
A sessão de abertura contará com a presença da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, que tutela a área da Energia, bem como do Presidente do Conselho de Administração da EDA, Paulo André, e do Presidente da Faculdade de Economia e Gestão da UAc, João Teixeira.
Durante o evento será entregue o Prémio EDA ao melhor estudante do Mestrado em Gestão de Empresas (MBA) da UAc. A entrega estará a cargo da Pró-Reitora para a Cooperação, Internacionalização e Ensino à Distância, Amélia Fonseca.
Um dos momentos altos será a apresentação do projeto “Smart Metering”, a cargo do Eng.º João Ponte, coordenador da iniciativa na EDA. Este projeto, centrado na instalação de contadores inteligentes, visa impulsionar a transição energética e melhorar a gestão das redes de distribuição, com benefícios ao nível da eficiência e qualidade do serviço.
A conferência será composta por dois painéis principais:
1. “Incentivos e Quadro Regulatório na RAA”
Este painel contará com intervenções da:
-
Dra. Carolina Arruda (DREn), com a apresentação “Transição Energética nos Açores: Desafios e Oportunidades”;
-
Eng.º Carlos Soares (DREn), com “Sistema Elétrico dos Açores: no caminho da Transição Energética”;
-
Dr. Luís Plácido (EDA), com “Regulação Tarifária”.
A moderação estará a cargo do Prof. Doutor Mário Fortuna, da Faculdade de Economia e Gestão da UAc.
2. “Energias Renováveis e desafios técnicos do setor elétrico nos Açores”
Este segundo painel, particularmente atual tendo em conta os recentes desafios enfrentados no sistema elétrico nacional, reunirá os seguintes especialistas:
-
Eng.º Fernando Henriques (EDA), com o tema “Segurança do Abastecimento”;
-
Prof. Doutor António Félix Rodrigues (EDA Renováveis), com “Transição Energética”;
-
Prof. Doutor Peças Lopes (INESCTEC), com “Os desafios da operação de redes isoladas com grande volume de produção renovável”.
A moderação será assegurada por Guilherme Silva, da Finançor.
Este evento pretende fomentar a reflexão e o debate sobre o futuro do setor elétrico nos Açores, num contexto de crescente aposta na transição energética, eficiência e sustentabilidade.