O Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, marcou presença na sessão de abertura do Seminário “A Literatura na Infância”, iniciativa inserida na 3.ª edição da Semana da Criança na Lagoa, que está a decorrer no concelho.

Na sua intervenção, o autarca destacou a importância de fomentar hábitos de leitura desde tenra idade, salientando os desafios atuais colocados pelo predomínio das novas tecnologias no quotidiano das famílias e nas práticas pedagógicas.

“Nos dias de hoje, existe cada vez mais uma dificuldade, por parte não só dos pais, como também dos profissionais da educação, em cultivar hábitos de leitura nas crianças e jovens, devido ao rápido desenvolvimento das novas tecnologias. É importante sermos resilientes nesta ação e criarmos ferramentas e hábitos de conhecimento para combater a desinformação”, afirmou Frederico Sousa.

O Presidente da Câmara aproveitou ainda o momento para anunciar a criação de 120 novas vagas nos centros de atividades de tempos livres (ATL) do concelho, a partir do próximo ano letivo. Esta medida visa dar resposta às necessidades sentidas pelas famílias lagoenses no que respeita ao acompanhamento das crianças fora do horário escolar.

O seminário teve como tema central a promoção da leitura na infância e contou com a conferência “Ler na Infância”, moderada por Paulo Bulhões, com intervenção de Maria Madalena Teixeira da Silva, professora da Universidade dos Açores, que abordou “A importância da leitura para o desenvolvimento da criança”.

Ao longo do dia, realizaram-se três painéis que exploraram a literatura infantil, as suas ligações com outras correntes artísticas e os recursos educativos como instrumentos de promoção da leitura.

Entre os convidados estiveram Diana Almeida, Anabela Cura, Rosa Cardoso, Mónica Domingues, João Oliveira, Alda Casqueira, Ana Félix, Ana Rita Vieira, Leonardo Sousa, Vera Libório, Sofia Fragoso, Sandra de Sousa Bairos e Miguel Esteves.

O Cineteatro Lagoense Francisco D’Amaral Almeida recebeu cerca de duas centenas de participantes, entre profissionais da área da educação e do desenvolvimento infantil, como auxiliares, educadores, professores, animadores socioculturais, técnicos da infância e psicólogos.

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