O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, participou esta segunda-feira numa ação de sensibilização ambiental na Praia das Milícias, acompanhado pela Cônsul dos Estados Unidos da América nos Açores, Margaret Campbell. A iniciativa, promovida pela autarquia, teve como objetivo alertar para a importância da preservação do meio marinho, envolvendo diretamente os mais jovens na recolha e análise de resíduos.

“Um concelho que cuida do seu mar, é um concelho que cuida do seu futuro”, afirmou o autarca, perante duas turmas da Escola Básica e Integrada Canto da Maia. “Cada resíduo incorretamente depositado representa uma ameaça direta à biodiversidade marinha e, consequentemente, à qualidade de vida das próximas gerações. Sensibilizar os mais jovens é uma das formas mais eficazes de garantir comunidades mais comprometidas com o bem comum”, acrescentou.

Durante a atividade, que permitiu a recolha de 13 quilos de resíduos — incluindo beatas, cordas, azulejos, metais e diversos fragmentos de plástico — Pedro Nascimento Cabral reforçou a ideia de que “não há sustentabilidade sem responsabilidade” e que “cada resíduo recolhido foi uma lição aprendida”.

“Acreditamos que pequenas ações geram grandes impactos. É assim que se muda o mundo e, por isso, temos que dar o exemplo, mobilizar e inspirar. Ponta Delgada tem um longo e profundo respeito pela sua relação com o mar, não podemos permitir que isto seja posto em causa pelo descuido ou falta de conhecimento”, sublinhou o edil.

O material recolhido foi posteriormente analisado em contexto educativo, permitindo aos alunos compreender a origem e o impacto dos resíduos na orla costeira, promovendo assim uma maior consciencialização ambiental.

A presença da Cônsul Margaret Campbell foi considerada por Pedro Nascimento Cabral como “um motivo de orgulho para a autarquia”, destacando que “a participação da representante diplomática dos Estados Unidos da América nesta atividade reforça a dimensão universal dos desafios ambientais e o reconhecimento internacional destas pequenas-grandes ações locais”.

Nos últimos anos, as seis zonas balneares sob gestão da Câmara Municipal de Ponta Delgada têm conquistado diversos galardões de excelência ambiental, entre os quais a “Bandeira Azul”, a “Praia com Qualidade de Ouro” e o selo “Zero Poluição”.

Só em 2024, a autarquia investiu 7 milhões de euros na gestão ambiental, com especial enfoque na manutenção e proteção das zonas balneares, reafirmando o seu compromisso com a sustentabilidade e a educação ambiental como pilares do desenvolvimento do concelho.

PUB