A Escola Básica Integrada de Ponta Garça concluiu, no passado fim de semana, as mobilidades previstas no âmbito do projeto Erasmus+ Aprender Além-Fronteiras, consolidando a sua estratégia de internacionalização e modernização pedagógica.
O projeto visa reforçar a abertura da escola ao espaço europeu, promover uma cidadania mais ativa e responsável, melhorar os resultados escolares e fortalecer o sentimento de pertença da comunidade educativa. No total, foram realizadas seis mobilidades em regime de job shadowing — que permitem a observação direta de práticas pedagógicas e organizacionais noutras escolas europeias — e dezasseis ações de formação, superando as treze inicialmente previstas.
Entre as mobilidades realizadas, destaca-se a deslocação de três docentes e um assistente operacional a Helsínquia, na Finlândia, para observação de metodologias educativas e estruturas de apoio ao ensino. Em Itália, dois professores participaram num job shadowing em Nápoles, com o objetivo de conhecer o sistema educativo italiano.
Na Croácia, seis docentes frequentaram cursos em Split, abordando o sistema educativo croata, a história e cultura local, bem como as aplicações da Inteligência Artificial na educação, nomeadamente o uso do ChatGPT e outras ferramentas digitais. Já em Barcelona, duas professoras aprofundaram competências na redação de candidaturas aos projetos Erasmus+, através do curso “Mastering Erasmus+ KA1 and KA2 Project Writing”.
Em Atenas, na Grécia, quatro professores participaram no curso “A Happy Lesson: Valuable Tips to Create a Joyful Classroom”, centrado na criação de ambientes de aprendizagem mais positivos e motivadores. Em Dublin, na Irlanda, um docente, dois assistentes operacionais e uma assistente técnica frequentaram o curso “English Language Course for Beginners”, com vista ao reforço das competências linguísticas.
Este conjunto de mobilidades demonstra o forte compromisso da Escola Básica Integrada de Ponta Garça em alinhar-se com as melhores práticas pedagógicas europeias, promovendo a inovação, a troca de experiências e o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores.
A escola destaca ainda que esta iniciativa contribui para a formação de cidadãos mais confiantes, responsáveis e preparados para uma sociedade multicultural e um mercado de trabalho cada vez mais global. O projeto aposta, igualmente, na prevenção do bullying e do burnout, no fortalecimento da autoestima e na construção de ambientes de aprendizagem saudáveis e inspiradores.