A Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação criou um Grupo de Trabalho com o objetivo de rever e melhorar o processo de certificação associado ao selo Marca Açores, iniciativa que promove a identidade territorial dos produtos, serviços e estabelecimentos da Região.
A nova estrutura será composta por representantes de várias secretarias regionais – Agricultura e Alimentação; Finanças, Planeamento e Administração Pública; Turismo, Mobilidade e Infraestruturas; e Juventude, Habitação e Emprego – refletindo uma abordagem transversal à reformulação da Marca Açores.
O Grupo de Trabalho terá como missão identificar necessidades legais ou regulamentares relevantes, propor alterações ao atual sistema de certificação e apresentar uma estratégia para a implementação dessas mudanças. O apoio técnico, logístico e administrativo será assegurado pela Secretaria da Agricultura e Alimentação.
Várias entidades externas serão chamadas a colaborar neste processo, incluindo a Federação Agrícola dos Açores, as câmaras de comércio da Região e a Federação das Pescas, entre outras.
Criada em 2015, a Marca Açores tem desempenhado um papel central na afirmação dos produtos e serviços regionais, promovendo uma identidade comum junto dos consumidores. Atualmente, estão registadas 308 empresas aderentes e mais de oito mil selos já foram atribuídos.
“Após dez anos de existência da Marca Açores este é o momento para avaliar o que se fez até aqui e perceber de que modo podemos potencializar e afirmar melhor os produtos dos Açores com maior identidade”, destacou António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação.