O Rali de Portugal arrancou esta sexta-feira com emoção ao rubro nas classificativas de terra do Centro do país. A Hyundai respondeu à vitória inaugural de Elfyn Evans (Toyota) com um desempenho dominante ao longo da manhã, colocando dois carros na frente da classificação geral, separados por apenas 0,2 segundos.

Ott Tänak lidera a prova ao fim da segunda secção, com 38:45.1, seguido de muito perto pelo colega de equipa Adrien Fourmaux, numa jornada em que três pilotos diferentes venceram especiais distintas – um sinal claro do equilíbrio competitivo que marca esta edição do WRC. A Toyota promete uma resposta à altura nas próximas etapas.

O estónio Tänak foi o mais rápido nas duas primeiras especiais do dia – Mortágua 1 e Lousã 1 –, enquanto Fourmaux dominou Góis 1 e Arganil 1. No final da secção matinal, Tänak revelou as dificuldades enfrentadas: “Os pisos estavam escorregadios e tivemos de lutar muito com o carro. A batalha é intensa.” Já Fourmaux destacou a importância da estratégia: “Tive uma boa sensação ao volante, apesar da aderência ser reduzida. Foi uma loucura. Fiz um bom esforço e estou satisfeito com a escolha de pneus.”

Sébastien Ogier, da Toyota, ocupa o terceiro lugar, a 7,4s do líder, seguido de perto por Takamoto Katsuta (+8,1s) e por Kalle Rovanperä (+13,1s), que perdeu duas posições após dificuldades em Arganil. O finlandês não escondeu a frustração: “As condições de aderência são muito difíceis e não fizemos a melhor escolha de pneus.”

O líder do campeonato, Elfyn Evans, enfrenta uma tarefa complicada ao abrir a estrada, perdendo tempo significativo para os da frente. “Os pisos estão muito escorregadios, é como um tampo de vidro, e não consegui ser suficientemente eficaz”, confessou o piloto galês, que segue na sexta posição, a 21,7s da liderança.

A manhã ficou ainda marcada por incidentes com dois nomes de peso: o campeão em título Thierry Neuville (Hyundai) protagonizou um pião na primeira especial, enquanto Mārtiņš Sesks (Ford) sofreu um furo.

Na categoria WRC2, Oliver Solberg (Skoda Fabia RS Rally2) dominou por completo, vencendo as quatro classificativas e assumindo a liderança com 16,7s de vantagem sobre Yohan Rossel (Citroën) e 19,4s sobre Gus Greensmith (Skoda).

No Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), a disputa é liderada por Kris Meeke (Toyota), com vantagem de 15,1s sobre Dani Sordo (Hyundai). Armindo Araújo (Skoda) é o melhor português, na terceira posição do CPR, com 7,4s de vantagem sobre Pedro Almeida.

Durante a tarde, os pilotos voltam a enfrentar os troços de Mortágua, Lousã, Góis e Arganil, com a novidade das classificativas de Águeda/Sever e Sever/Albergaria.

Top 10 após a 2.ª secção:

1.º Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai) – 38:45.1
2.º Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai) – +0.2s
3.º Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota) – +7.4s
4.º Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota) – +8.1s
5.º Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota) – +13.1s
6.º Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota) – +21.7s
7.º Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai) – +25.8s
8.º Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota) – +30.9s
9.º Joshua McErlean/Eoin Treacy (Ford) – +47.7s
10.º Grégoire Munster/Louis Louka (Ford) – +50.2s

Outros destaques:
– Oliver Solberg (Toyota Rally2), 11.º da geral, lidera o WRC2
– Kris Meeke (Toyota Rally2), 15.º da geral, lidera o CPR
– Armindo Araújo (Skoda), 34.º da geral, melhor português

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