O coordenador regional da Iniciativa Liberal e cabeça de lista pelo círculo dos Açores às eleições legislativas de 18 de maio, Hugo Almeida, acusou esta quinta-feira o Estado de atuar de forma “reativa e sem visão” nos Açores, alertando para o “abandono dos serviços públicos, ao nível das infraestruturas e dos meios”.
Após uma visita ao Tribunal da Ribeira Grande, Hugo Almeida sublinhou “a evidente falta de cultura de manutenção preventiva” nos edifícios da Justiça, considerando que esta ausência de planeamento estratégico agrava os custos futuros e compromete a qualidade dos serviços. “O estado dos edifícios da Justiça mostra que o Estado é reativo e sem visão, encarecendo sempre aquilo que são depois as intervenções necessárias”, afirmou.
O candidato liberal alertou ainda para a “escassez de recursos humanos” no setor da Justiça, um problema que considera nacional, mas com efeitos diretos no desgaste dos profissionais e nos atrasos dos processos. “O que se exige é uma Justiça célere e eficaz, e não um sistema sobrecarregado e sem resposta”, defendeu.
Durante a campanha, que decorreu nos concelhos da Ribeira Grande e de Ponta Delgada, Hugo Almeida reuniu-se também com a nova direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, onde reiterou a necessidade de “implementar processos mais ágeis, desburocratizados e simplificados”.
Defensor de uma menor carga fiscal sobre as empresas, o candidato da IL/Açores sublinhou que “com mais liberdade económica e menos peso do Estado, conseguimos criar mais riqueza, gerar oportunidades e dar aos jovens razões concretas para ficarem na nossa Região”. Para Hugo Almeida, a redução da carga fiscal é essencial para permitir às empresas “rentabilizar melhor as suas atividades, pagar melhores salários e atrair novos investimentos”.
Na reta final da campanha, Hugo Almeida visita esta sexta-feira a Clínica do Bom Jesus e a Universidade dos Açores, onde terá um encontro com a reitora, terminando o dia com um jantar com membros e simpatizantes do projeto liberal, em Ponta Delgada.
A lista da Iniciativa Liberal pelos Açores é composta por Hugo Almeida (gestor de projetos), Pedro Ferreira (jornalista), Renata da Ribeira (professora), Diogo Mota Melo (gestor de empresas), Margarida Lopes de Sousa (estudante), Sara Almeida Carneiro (diretora financeira), Tiago Correia Melo (marketeer), Rúben Costa Reis (bancário) e Armanda Botelho Oliveira (assistente social).