O Campeonato dos Açores de Ralis fez escala na ilha do Faial para a segunda prova da temporada, com Rafael Botelho a destacar-se ao vencer entre as viaturas de duas rodas motrizes e a garantir um sólido terceiro lugar na classificação geral do XXVI Rali Ilha Azul Cidade Mar.
Organizada pelo Clube Automóvel do Faial, a prova reuniu 24 equipas que enfrentaram os rápidos e desafiantes troços da ilha azul, com destaque para a superespecial da Praia do Almoxarife, muito concorrida pelo público local. A dupla Rafael Botelho e Carlos Raimundo, aos comandos do Peugeot 208 Rally4 da Rafamotorsport, entrou em prova com o objetivo de reforçar a liderança do campeonato após a vitória na jornada inaugural, na ilha Terceira.
A participação começou com um segundo lugar na superespecial de sexta-feira, e no sábado, principal dia de competição, a dupla entrou num ritmo crescente, vencendo todas as especiais entre as viaturas de tração simples. Apesar de ser o segundo carro na estrada — condição que obrigou a “limpar” o percurso para os concorrentes seguintes — Rafael Botelho destacou-se pela consistência e pela forma como geriu a pressão exercida pelo piloto local Filipe Marques, campeão açoriano das 2RM em 2023.
“Acho que nos saímos muito bem e, enquanto piloto, são desafios como estes que me motivam e nos obrigam a trabalhar mais em equipa. Fomos troço a troço construindo uma margem interessante e aproveitando a oportunidade de rodar nos belos troços do Faial”, afirmou Botelho no final da prova.
O piloto do Team Lotus e a sua equipa já se concentram na próxima ronda do Campeonato dos Açores de Ralis, o Rallye ALÉM MAR, agendado para os dias 6 e 7 de junho, na ilha de São Miguel, sob organização do Grupo Desportivo Comercial.
“Saio do Faial com o sentimento de dever cumprido. Reforçámos a liderança nas duas rodas motrizes e solidificámos a nossa posição na geral. Esta vitória é fruto do trabalho de toda a minha equipa e do apoio incansável dos patrocinadores e amigos que tornam este projeto possível. Uma palavra especial para o público que esteve em força e ajudou a transformar este rali numa grande festa do desporto motorizado açoriano”, concluiu.
Com esta prestação, Rafael Botelho reforça a sua candidatura ao título nas 2RM e volta a mostrar competitividade à geral num campeonato cada vez mais disputado.