O projeto “Lagoa Digital”, investimento superior a 800 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), envolverá cerca de 160 estabelecimentos e pretende posicionar aquela cidade dos Açores na “vanguarda da transformação digital”, informou hoje o município.
O presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, assinou hoje um contrato com a NOS, para a execução do projeto, integrado no programa nacional “Bairros Comerciais Digitais”, com um investimento superior a 800 mil euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
O projeto abrange uma área de 12,83 hectares no centro da cidade de Lagoa, na ilha de São Miguel, envolvendo cerca de 160 estabelecimentos comerciais situados nas principais artérias da cidade, revelou a autarquia em comunicado.
“A inovação digital surge como o principal motor desta transformação, através da implementação de diversas ferramentas tecnológicas que irão revolucionar a forma como os comerciantes se relacionam com os seus clientes”, sublinhou a autarquia.
Entre as medidas previstas estão a criação de uma plataforma digital para gestão e divulgação da oferta comercial, um website e uma aplicação móvel dedicados ao Bairro Comercial Digital, bem como plataformas de gestão de ocorrências e de análise de mobilidade e hábitos de consumo.
O projeto inclui também o reforço da conectividade com rede wireless e suporte digital, informação interativa, instalação de mobiliário urbano inteligente, soluções de ‘Smart Parking’ e passadeiras inteligentes para reforço da acessibilidade e segurança, o lançamento de um ‘marketplace’ digital, onde os comerciantes poderão vender os seus produtos online e a instalação de cacifos digitais para recolha de encomendas 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segundo a autarquia, este projeto constitui “uma aposta estratégica na modernização e digitalização” do comércio local, num contexto de crescimento das compras online.
O “Lagoa Digital” visa tornar o comércio tradicional “mais competitivo, atrativo e próximo dos consumidores, respondendo aos desafios da economia digital e ao novo perfil de consumidor”, acrescentou.
Na assinatura do contrato, o presidente da autarquia, Frederico Sousa (PS), sublinhou que o projeto “Lagoa Digital” é uma parceria com o núcleo de Empresários da Lagoa – NELAG, realçando que a iniciativa permite criar condições para um comércio “mais moderno, sustentável e tecnologicamente preparado, que valoriza a proximidade”.
Com esta iniciativa, “Lagoa pretende posicionar-se na vanguarda da transformação digital do comércio tradicional, promovendo um modelo de desenvolvimento sustentável, que alia tecnologia à valorização do comércio local e à melhoria da experiência dos consumidores”, acrescentou o autarca, citado em nota de imprensa, tendo realçado a importância do envolvimento dos empresários e comerciantes no projeto.