O cabeça-de-lista da Coligação PSD/CDS-PP/PPM pelo círculo eleitoral dos Açores, Paulo Moniz, defendeu esta terça-feira a necessidade de reforçar os meios humanos das forças de segurança na Região, sublinhando que “uma polícia de proximidade e visibilidade é essencial para garantir a segurança pública nos Açores”.

À saída de uma reunião com o Comando Regional da Polícia de Segurança Pública (PSP), o candidato destacou que, apesar dos dados oficiais apontarem para uma ligeira diminuição da criminalidade, tanto violenta como geral, “é imperativo assegurar que os cidadãos não tenham receio de circular em determinadas ruas, zonas ou freguesias”.

Paulo Moniz recordou que, em fevereiro deste ano, a Ministra da Administração Interna anunciou em Ponta Delgada a transferência de 70 novos agentes da PSP para a Região, a que se juntam 13 militares da Guarda Nacional Republicana e reforços para a Polícia Judiciária. “É uma resposta que deve ser acompanhada e ampliada, porque é fundamental garantir a presença no terreno e a perceção de segurança junto da população”, afirmou.

Para o candidato da coligação, todas as forças de segurança “têm um papel complementar e fundamental, desde o combate ao tráfico de droga à proteção de pessoas e bens, passando pela salvaguarda das cidades, vilas e freguesias, numa lógica de cidadania livre e segura”.

Paulo Moniz defendeu ainda o reforço da cooperação entre as diferentes forças e serviços de segurança, considerando que esse trabalho conjunto é “essencial para enfrentar os desafios atuais e garantir a tranquilidade social nas nove ilhas do arquipélago”.

 

PUB