A Federação Agrícola dos Açores e a Biotech Synergy, Lda., ‘spin-off’ da Universidade dos Açores, assinaram hoje um protocolo para caracterização molecular da abelha do mel (‘Apis mellifera’) no arquipélago, divulgou o executivo regional.

Segundo um comunicado do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), a iniciativa “visa identificar, com base em análises genéticas rigorosas, a possível existência de uma linhagem própria de abelha melífera na Região Autónoma dos Açores”.

O protocolo, assinado no Serviço de Desenvolvimento Agrário de São Miguel, foi formalizado na presença do secretário regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, que sublinhou a importância do estudo por representar “um marco relevante para o aprofundamento do conhecimento científico sobre as abelhas presentes nos Açores”.

“A apicultura é um pilar fundamental da nossa agricultura, não só pela produção de mel e derivados, mas pelo seu papel indispensável na polinização e na manutenção dos ecossistemas agrícolas saudáveis”, destacou o governante, citado na nota.

PUB