O candidato do Partido Socialista dos Açores às eleições legislativas nacionais de 18 de maio, Sérgio Ávila, denunciou esta sexta-feira uma “acentuada degradação” no transporte marítimo de mercadorias na Região, atribuindo responsabilidades diretas ao atual Governo da República pelo colapso do modelo logístico que assegura o abastecimento ao arquipélago.

“Com este novo Governo da República verificou-se uma degradação muito acentuada da qualidade do transporte marítimo de mercadorias”, afirmou o candidato, durante uma visita a uma superfície comercial na ilha Terceira, alertando para os custos adicionais impostos às empresas regionais e a perda de previsibilidade nas operações.

Sérgio Ávila chamou a atenção para as consequências económicas e sociais desta instabilidade, referindo que a falta de fiabilidade no transporte está a comprometer o abastecimento regular de bens essenciais, não só para os agentes económicos, mas também para as famílias açorianas.

“Estamos a viver, em pleno século XXI, uma situação impensável: a falta de produtos alimentares básicos nos nossos supermercados”, denunciou, exemplificando com a impossibilidade de importar produtos perecíveis como iogurtes, ovos, vegetais e frutas, por não haver garantias de que cheguem à Região em tempo útil de consumo.

O candidato socialista alertou ainda para o aumento de 8% nos custos de transporte marítimo desde janeiro, agravado pela falta de previsibilidade e por situações recorrentes de mercadorias deixadas para trás, o que obriga os empresários açorianos a reformular toda a sua logística.

“Muitos empresários estão a ser forçados a triplicar os seus stocks, suportando custos adicionais elevados, porque não sabem quando poderão repor os seus armazéns”, sublinhou Ávila, afirmando que esta situação compromete a rentabilidade das empresas, afeta a economia local e penaliza diretamente os consumidores.

Face ao atual cenário, o Partido Socialista defende a revisão do modelo de transporte marítimo, propondo a análise e implementação de um novo sistema de Obrigações de Serviço Público (OSP) para o transporte de mercadorias, de modo a garantir regularidade, previsibilidade e equidade no abastecimento às ilhas.

 

PUB