Entrou em operação, no passado sábado, 10 de maio, a nova ligação aérea direta entre o Aeroporto de Düsseldorf, na Alemanha, e o Aeroporto João Paulo II, em Ponta Delgada, uma operação assegurada pela companhia aérea Eurowings. Esta nova rota, que estará ativa até 4 de outubro de 2025, representa um reforço estratégico da conetividade aérea dos Açores com o mercado alemão, com um voo semanal aos sábados.
O voo inaugural registou, à chegada a Ponta Delgada, 139 passageiros, traduzindo-se num load factor de 77%. No sentido inverso, a aeronave transportou 70 passageiros de regresso à Alemanha, com um load factor de 39%. A ligação, com duração aproximada de 4 horas e 20 minutos, parte de Düsseldorf às 06h35 e chega a Ponta Delgada às 08h55 (hora local), regressando às 10h30. A operação é realizada com um Airbus A320neo, com capacidade para 180 lugares.
Ao longo das 22 rotações previstas durante a temporada de verão IATA 2025, a rota poderá transportar até 3.960 passageiros, reforçando de forma significativa o acesso direto dos turistas alemães à Região Autónoma dos Açores.
A Alemanha é apontada como um mercado estratégico para o destino Açores, não só pelo volume de turistas que gera, mas também pela afinidade entre o perfil do visitante alemão e a oferta açoriana — fortemente marcada por valores como a sustentabilidade, autenticidade, contacto com a natureza e tranquilidade.
Para Luís Capdeville, presidente da Visit Azores, esta operação representa “um passo decisivo na afirmação dos Açores no panorama turístico europeu”. Destacando o trabalho conjunto entre várias entidades, Capdeville sublinha que esta conquista “é resultado de um trabalho estratégico e articulado, com especial destaque para a cooperação com o Turismo de Portugal e a ANA Aeroportos, que tem sido exemplar”.
A nova ligação aérea direta vem ainda aliviar a dependência das conexões via continente, permitindo à Região reforçar a sua notoriedade internacional e posicionar-se como destino competitivo e sustentável num mercado em crescimento.