A Câmara Municipal de Lagoa, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e Lagoa assinalaram no passado sábado o Dia Internacional do Bombeiro com uma visita prospetiva à vila de Água de Pau, centrada nas zonas do Pico de Baixo e Pico de Cima.
O objetivo foi avaliar os acessos e identificar eventuais necessidades em caso de ocorrências que exijam meios de socorro.
A visita contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, acompanhado pelo vice-presidente, Nelson Santos, pela presidente da Junta de Freguesia de Água de Pau, Vanessa Silva, pelo subcomissário João Regino, comandante da esquadra da PSP de Lagoa, e por representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e Lagoa, incluindo o presidente da direção, João Paulo Medeiros, e o comando operacional.
Além da avaliação no terreno, a iniciativa permitiu discutir temas relevantes, como a criação de núcleos de proteção civil nas freguesias e a definição de prioridades para o reforço dos meios de socorro no concelho. Em destaque esteve a possibilidade de instalação de uma Secção Destacada de Bombeiros na Lagoa, uma ambição do executivo liderado por Frederico Sousa desde o início do mandato.
Segundo o autarca, está em curso um estudo para aferir as condições necessárias e os prazos para a concretização desta medida, que resulta da estreita colaboração entre o município e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, reforçando a segurança e proteção da população lagoense.