O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou o apoio financeiro da autarquia à edição de um livro que perpetue os 50 anos de história do Agrupamento 433 Arrifes, destacando o legado do grupo escutista e o seu contributo cívico para o concelho.

“É, naturalmente, uma grande honra participar deste dia tão especial para o Agrupamento 433 Arrifes, mas também para o concelho. O que aqui celebramos é uma história de excelência, gravada a letras de ouro, no âmbito do escutismo. Por isso, deixo o compromisso de que a Câmara Municipal de Ponta Delgada se disponibiliza financeiramente para apoiar a feitura de um livro que perpetue estes seus 50 anos”, declarou o autarca durante as comemorações das Bodas de Ouro do agrupamento.

Na cerimónia, Pedro Nascimento Cabral foi convidado a entregar a Cruz de São Jorge de Prata ao dirigente Miguel Sousa, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao movimento escutista.

O presidente destacou o “exemplo cívico” do Agrupamento 433 Arrifes, frisando a sua importância na transmissão de valores universais essenciais à “boa e sã convivência humana”. Dirigindo-se aos jovens escuteiros e dirigentes presentes, sublinhou: “Estou certo que os atuais dirigentes estão a transmitir a vocês, mais novos, os melhores valores que uma sociedade pode ter. Também eles os receberam.”

Recordando a sua própria experiência no escutismo, Nascimento Cabral sublinhou o papel do movimento como “escola de vida” que promove a cidadania, a responsabilidade e a solidariedade.

O autarca fez ainda questão de enaltecer o trabalho do chefe do agrupamento, Luís Oliveira, e a liderança espiritual do Padre Marco Luciano, que classificou como fundamentais para o sucesso e dinamismo do agrupamento e da freguesia.

“Recebam, de minha parte, um sincero reconhecimento por esta vossa dedicação e altruísmo. É deveras importante numa sociedade que vive tempos conturbados, dominada por tiques de autoritarismo, por políticas expansionistas e muito viradas para os números e menos para as pessoas, mais para a ganância e menos para a solidariedade”, reforçou.

Além do apoio ao livro, Pedro Nascimento Cabral lembrou que a autarquia já garantiu obras de beneficiação na sede do agrupamento e avançou que está a trabalhar para criar condições que reforcem o património da agremiação, permitindo-lhe alcançar novos objetivos.

 

PUB