O cabeça-de-lista da Coligação PSD/CDS/PPM pelos Açores, Paulo Moniz, destacou este fim de semana que “o Governo de Luís Montenegro, em apenas 11 meses, iniciou e finalizou o projeto para a substituição do cabo submarino interilhas, assumindo este processo como um desígnio nacional e uma das suas prioridades”.

Em declarações à comunicação social, no final de uma visita à Estação Internacional de Infrassons, na ilha Graciosa, o candidato da Aliança Democrática (AD) sublinhou a “vital importância” deste projeto para os Açores, criticando os anteriores governos socialistas por, segundo ele, não terem avançado com qualquer desenvolvimento nesta matéria.

“O próprio ministro socialista das Infraestruturas de então disse que esta obra deveria ser financiada pela Região”, recordou Paulo Moniz, acrescentando que, pelo contrário, Luís Montenegro “reconheceu a sua importância, pelo princípio de coesão e continuidade territorial, e pôs mãos à obra”.

Durante a visita, o candidato elogiou ainda a Estação Internacional de Infrassons, classificando-a como “mais um equipamento e uma infraestrutura científica que a Graciosa acomoda, contribuindo para a avaliação das alterações climáticas e das variáveis meteorológicas cada vez mais frequentes”.

Paulo Moniz destacou também a localização estratégica da Graciosa no Atlântico, salientando que a presença de várias infraestruturas energéticas e de comunicações na ilha tem levado organizações científicas internacionais a escolherem-na para funções de relevo.

O candidato alertou ainda para a necessidade de garantir que os dados recolhidos pela estação sejam transmitidos em tempo real, reforçando a importância da substituição do anel de fibra ótica interilhas.

“Concluído que está o projeto, serão agora encetados esforços no financiamento europeu e nacional para a execução da obra”, explicou, sublinhando que os deputados da coligação têm acompanhado este processo desde o início, considerando-o urgente.

Paulo Moniz frisou que “não se pode perigar a vida do dia-a-dia das pessoas, da economia ou da avaliação científica, correndo o risco de enfrentar problemas semelhantes aos que recentemente afetaram as comunicações no continente”.

O candidato concluiu garantindo que a coligação está atenta à evolução deste assunto e referiu que já está igualmente em curso a renovação do anel Continente-Açores-Madeira, considerando ambos os projetos “absolutamente prioritários e complementares”.

 

PUB