O Governo dos Açores vai desenvolver duas novas medidas que visam a prevenção e o combate aos maus-tratos na infância, como a iniciativa “Nem todos os laços são familiares”, anunciou a secretária da Saúde.
A secretária regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, considera que a prevenção e o combate aos maus-tratos na infância é uma “responsabilidade de todos”, e avançou que já este mês será apresentada a campanha “Nem todos os laços são familiares”, no âmbito do IV Plano Regional de Combate à Violência Doméstica.
O anúncio foi feito em Ponta Delgada na sessão de encerramento do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, dinamizado pelo Comissariado dos Açores para a Infância.
Segundo a titular da pasta da Segurança Social, citada em nota de imprensa, no âmbito do IV Plano Regional de Combate à Violência Doméstica, será apresentada a Orientação n.º1/2022 da Direção Geral da Saúde.
Esta respeita à atuação em situação de violência doméstica em adultos e ao registo clínico de violência em adultos, que “vai facilitar a sinalização de crianças vítimas à exposição de violência doméstica”, disse a governante.
Mónica Seidi considerou que o combate aos maus-tratos infantis “deve ser mantido durante todos os dias do ano”.
Segundo um relatório oficial, entraram nas 19 comissões de proteção, um total de 3.160 processos que envolveram 2.949 crianças/jovens.