O 36.º Rali Ilha Azul – Cidade Mar vai para a estrada nos dias 9 e 10 de maio, reunindo 24 pilotos naquela que é a segunda prova do Campeonato dos Açores de Ralis (CAR). Organizado pelo Clube Automóvel do Faial (CAF) e com o apoio da Câmara Municipal da Horta, o evento promete animar as estradas da ilha com fortes nomes do automobilismo açoriano e nacional.
De acordo com a lista de inscritos, divulgada esta quarta-feira pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), o atual líder do CAR, Luís Miguel Rego, acompanhado por José Janela num Skoda Fabia RS Rally2, será o primeiro a sair para a estrada. Logo atrás, alinham Rafael Botelho e Rui Raimundo (Peugeot 208 Rally4, Team Lotus), vice-campeões na primeira prova do ano, e Gonçalo Rego e Pedro Castro, também em Peugeot 208 Rally4.
Entre os destaques estão ainda o regresso do picoense José Paula e de Paulo Lopes (Citroën C3 R5), a estreia do faialense João Borges com Flávio Mota num Renault Clio Rally3, e os ex-campeões regionais 2RM, Filipe Marques e Edgar Silva (Peugeot 208 R2).
Marcam ainda presença equipas de São Miguel, como Ricardo Araújo e Pedro Barbosa (Peugeot 208 R2), e da Terceira, com Ricardo Silva e Nelson Dinis (Citroën Saxo Cup). Uma nota especial para Rui Torres e Sousa Martins, ao volante do emblemático Ford Escort RS, que ilustra o cartaz desta edição em celebração dos 50 anos de carreira do piloto.
No Faial, alinham também nomes como Mário Rui Nunes e Carlos Rodrigues (Citroën Saxo), Fábio Bettencourt e Emanuel Silva (Citroën Saxo), e os irmãos Kevin e Leandro Goulart (Citroën Saxo Cup). Um momento emotivo será protagonizado por Carlos Melo, de 73 anos, que fará o rali ao volante de um Toyota Yaris com a sua neta, Mariana Melo, como co-piloto.
Outra estreia marcante é a do jovem faialense Gustavo Silva, filho do ex-piloto Marco Silva, que correrá com Guilherme Duarte num Citroën Saxo Cup.
O pódio e parque fechado terão este ano uma nova localização, instalando-se na Frente Mar da cidade da Horta, na renovada praça da Avenida Marginal, onde os carros ficarão em exposição.
A prova arranca a 9 de maio com a tradicional Super-Especial da Praia do Almoxarife. No dia seguinte, decorrem oito provas especiais, com passagens pelos troços Caldeira/Canada Larga, Caminho do Goulart/Trupes, Serra da Feteira/Praia do Norte e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro, num total de 80 quilómetros cronometrados.
O Rali Ilha Azul promete, mais uma vez, emoção, competição e uma grande festa do desporto motorizado no Faial.
