Praia Sao Mateus da Graciosa

A Região Autónoma dos Açores contará este ano com 46 praias costeiras galardoadas com Bandeira Azul, mais uma do que em 2024, com destaque para a entrada da Praia da Calheta dos Lagadores, na Ilha Terceira. A informação foi divulgada esta terça-feira pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAAE), durante uma conferência no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.

A cerimónia oficial de abertura da época balnear com o hastear da primeira Bandeira Azul numa praia costeira terá lugar precisamente nos Açores, em Santa Cruz da Graciosa, a 3 de junho, destacando o empenho ambiental da região.

A nível nacional, Portugal soma 444 galardões atribuídos pelo júri internacional do Programa Bandeira Azul em 2025, abrangendo 404 praias (354 costeiras e 50 interiores), 18 marinas e 22 embarcações ecoturísticas. O número de praias galardoadas representa um aumento de seis em relação ao ano passado.

Segundo o presidente da ABAAE, José Archer, todos os municípios costeiros portugueses têm este ano pelo menos uma praia distinguida, sublinhando o esforço conjunto entre autarquias, entidades ambientais e comunidades locais. Portugal mantém a sexta posição entre os 51 países que integram o Programa Bandeira Azul.

O anúncio incluiu também o reconhecimento de 23 Centros Azuis, espaços de apoio e educação ambiental junto das zonas balneares, distribuídos por várias regiões do país, incluindo os Açores.

A primeira marina a hastear a Bandeira Azul será a de Vilamoura, a 20 de junho.

 

PUB