As grandes Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que vão decorrer de 23 a 29 de maio, em Ponta Delgada, Açores, vão ter como novidade a realização da Via Lucis, um “musical de jovens para jovens”.
“Não se trata de procurar cativar [os jovens]. Trata-se de [os] chamar, também, à celebração da mesma fé numa perspetiva de juntos construirmos um futuro melhor”, explicou o reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Manuel Carlos Alves, a propósito do espetáculo.
O cónego falava na apresentação das festas, que decorreu no Convento da Esperança, em Ponta Delgada, acompanhado pelo provedor da Irmandade do Santo Cristo e pela música Ana Paula Andrade, que será a responsável pelo musical que vai acontecer ao início da noite de 29 de maio.
Segundo Ana Paula Andrade, a Via Lucis (devoção católica sobre a vida de Cristo) será baseada num texto de José Júlio Rocha e vai contar com a participação de 80 pessoas, principalmente jovens.
“Vamos representar musicalmente as 13 estações da Via Lucis da esperança. Está previsto que esse espetáculo aconteça no forte de São Brás, no espaço exterior, no pátio do próprio quartel”, explicou.
A também professora do conservatório de Ponta Delgada adiantou que as personagens do Evangelho vão ser interpretadas por solistas cantores, acompanhados por um coro e bailarinos, numa atuação que vai contar com a colaboração do Estúdio 13 (escola de artes performativas).
Para Ana Paula Andrade, o espetáculo vai ser, também, uma “homenagem” ao Papa Francisco, que sempre foi um “grande defensor da esperança na juventude”.
O ponto alto das celebrações está marcado para 25 de maio, com a saída da imagem do Santo Cristo em procissão às 16:30, que este ano vai vestir uma capa oferecida por um emigrante nos Estados Unidos.
As festas vão ser presididas pelo arcebispo de Boston, Richard Henning.
“Neste ano em particular, em que somos convidados a ser peregrinos da esperança, peregrinamos ao santuário com o propósito de vivenciar a graça e a indulgência concedidas durante o período do jubileu”, afirmou Manuel Carlos Alves.
O reitor do Santuário do Santo Cristo dos Milagres pediu, também, “contenção no consumo”.
“Que haja contenção no consumo, respeito pelo ambiente e que as orientações dos agentes de autoridade sejam acatadas prontamente. Que cada pessoa zele pela limpeza da cidade, colocando o lixo que produzir nos recipientes próprios. A segurança e a limpeza necessitam do contributo de todos”, apelou.
Já o provedor da Irmandade, Carlos Faria e Maia, adiantou que vai existir uma alteração do corredor de passagem na zona de restauração, localizada na Avenida Kopke, por razões de segurança, e que o desfile das viaturas vai acontecer “nos mesmos moldes” do ano passado.
As maiores festas religiosas dos Açores recebem anualmente milhares de pessoas oriundas de todas as ilhas do arquipélago e do continente, bem como emigrantes oriundos dos Estados Unidos e do Canadá.
Segundo os dados históricos disponíveis, a primeira procissão em honra do Santo Cristo dos Milagres teve lugar em Ponta Delgada, em 11 de abril de 1700, ano em que a ilha de São Miguel foi abalada por fortes sismos.