A aplicação e portal mySaúde Açores, lançados há três meses, ultrapassaram os 12 mil registos e estão previstas novas funcionalidades para “os próximos meses”, adiantou hoje o Governo Regional.
Lançado oficialmente a 28 de janeiro, após uma fase de testes realizada em dezembro pelos profissionais da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, o mySaúde Açores permite agendar consultas e ter acesso a teleconsultas, entre outras funcionalidades.
A secretaria regional da Saúde e Segurança Social indica que a aplicação e portal mySaúde Açores “ultrapassou os 12 mil registos, alcançando cerca de metade da meta de registos estabelecida até setembro”.
Segundo a nota do Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), “os números superam as expectativas” e refletem “a forte adesão dos açorianos” e “o empenho dos profissionais de saúde” neste projeto de modernização do Serviço Regional de Saúde.
Inicialmente, as funcionalidades centravam-se em pedidos de marcação de consultas, teleconsultas e acesso aos principais dados de saúde do utente, mas “em menos de três meses”, foram adicionadas novas funcionalidades, como a emissão de declarações de presença, pedidos de renovação de receituário crónico e sincronização das consultas com o calendário do telemóvel.
No arranque, estas funcionalidades estavam disponíveis apenas nos centros de saúde.
Desde 10 de abril, o Hospital da Horta passou a integrar a rede, tornando-se o primeiro hospital a fazê-lo, “um marco que justifica o facto de o Faial ser atualmente a ilha com a maior percentagem de utentes registados”, é referido na nota.
Com a integração prevista dos hospitais da Terceira e de São Miguel, “em datas a anunciar brevemente”, espera-se “um crescimento ainda mais expressivo da adesão de utentes”, acrescenta o Governo açoriano.
O Governo dos Açores adianta ainda que estão previstas novas funcionalidades para “os próximos meses”.
O mySaúde Açores integra o projeto do Hospital Digital dos Açores, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência.