O jovem piloto açoriano Pedro Câmara foi o grande destaque da mais recente ação de captação de talentos promovida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), tendo sido selecionado como o melhor entre os 30 jovens aspirantes a integrar o FPAK Júnior Team na modalidade de ralis, em 2025.

Filho de Pedro Câmara, antigo piloto de ralis da equipa Play Racing, o jovem micaelense deu provas do seu talento no Kartódromo de Baltar, onde se realizou o processo de seleção que reuniu candidatos de todo o país. Ao longo de várias etapas eliminatórias, Pedro destacou-se de forma consistente, sob o olhar atento de nomes consagrados do automobilismo nacional, como Adruzilo Lopes (campeão nacional de ralis), Mário Castro e Pedro Azeredo.

A última prova da captação decorreu na tarde desta quarta-feira, 23 de abril, e confirmou a entrada do jovem açoriano no restrito grupo de cinco pilotos escolhidos para integrar a formação do FPAK Júnior Team em 2025.

Apesar de recente nos ralis, Pedro Câmara tem um percurso desportivo já notável. Começou no motocross, depois destacou-se no downhill — disciplina em que se sagrou campeão nacional de cadetes em 2021 e chegou a representar Portugal no Campeonato do Mundo da modalidade, realizado em agosto de 2023, na Escócia.

No último fim-de-semana, Pedro alinhou ao lado do pai no I Rallye Capital do Queijo e das Fajãs, disputado na ilha de São Jorge, tendo ocupado a 8.ª posição da geral até ser forçado a abandonar devido a uma avaria mecânica.

Aos 18 anos, Pedro Câmara dá agora mais um passo importante no seu percurso no desporto motorizado, com os olhos postos no futuro dos ralis nacionais e internacionais.

PUB