O Governo Regional dos Açores vai conceder duas tolerâncias de ponto em maio, por ocasião das festas do Santo Cristo, a trabalhadores da administração pública regional cujos serviços se encontrem sediados na ilha de São Miguel.
O despacho da Presidência do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), publicado na quinta-feira no Jornal Oficial e hoje consultado pela agência Lusa, concede tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública dos serviços sediados na ilha no dia 26 de maio.
Segundo a publicação, é também dada tolerância de ponto aos trabalhadores da administração pública regional dos serviços instalados no concelho de Ponta Delgada no dia 29.
Excetuam-se “os trabalhadores dos serviços e organismos que, por razões de interesse público, devam manter-se em funcionamento naquele período, em termos a definir pelo membro do Governo Regional competente”, lê-se.
O executivo açoriano refere, contudo, que, “sem prejuízo da continuidade e da qualidade do serviço a prestar, os dirigentes máximos dos serviços e organismos […] devem promover a equivalente dispensa do dever de assiduidade dos respetivos trabalhadores, em dia a fixar oportunamente”.
No despacho, o presidente do executivo açoriano, José Manuel Bolieiro, salienta que a festa em honra do Senhor Santo Cristo dos Milagres “tem um profundo significado para a açorianidade, que mobiliza sentimento, fé e adesão nos Açores e na diáspora”.
“A tradição, já secular, confirma que a festa, em Ponta Delgada, tem uma grande importância para a mobilização de toda a população de São Miguel, com adesão de todos os municípios”, refere.
As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, que juntam milhares de pessoas em Ponta Delgada, provenientes de todas as ilhas do arquipélago, do continente e emigrantes oriundos sobretudo dos Estados Unidos e do Canadá, realizam-se anualmente no quinto domingo depois da Páscoa.
Este ano as celebrações começam no dia 17 de maio e terminam no dia 29.
Na tarde do dia 25 de maio, domingo, a imagem do Santo Cristo percorre as principais ruas da cidade de Ponta Delgada, durante uma procissão que é o ponto alto das festas religiosas.