A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, afirmou esta terça-feira, na Horta, que o Governo dos Açores e os municípios devem ser “cada vez mais ambiciosos” nas obras que promovem, de forma a garantir melhores condições de vida para as populações. A governante falava durante a cerimónia de lançamento da primeira pedra da requalificação do Eixo Algar-Courelas, na ilha do Faial, em representação do Presidente do Governo Regional.

Segundo Berta Cabral, esta empreitada, juntamente com a Variante à Horta, representa um avanço significativo para o desenvolvimento da ilha: “Estamos a dar um salto de décadas na cidade e em toda a ilha do Faial”, afirmou, lembrando que ambas as obras estiveram muitos anos à espera de concretização — 45 anos no caso do Eixo Algar-Courelas e mais de 30 anos no caso da variante.

A governante destacou ainda outros investimentos do Governo Regional no Faial, como a construção das residências universitárias, as melhorias no Hospital da Horta, a resolução do processo das habitações Sal Brum e a instalação do Martec. “Estes projetos contribuem para uma nova dimensão de desenvolvimento da ilha e reforçam a sua centralidade no contexto do Atlântico”, sublinhou.

Berta Cabral valorizou a colaboração entre Governo e poder local, frisando que esta tem permitido encontrar soluções descentralizadas para os problemas específicos de cada concelho e freguesia. “Temos muita honra e orgulho no trabalho que temos desenvolvido com os municípios. Com todos a trabalhar, produzimos um efeito multiplicador com resultados concretos para as pessoas”, referiu.

A Secretária Regional reconheceu também as dificuldades diárias enfrentadas pelos autarcas, o que por vezes leva ao adiamento de obras estruturantes. No entanto, sublinhou que a requalificação do Eixo Algar-Courelas é agora uma realidade e representa o maior investimento de sempre da Câmara Municipal da Horta na rede viária da ilha.

A obra, com um investimento de 3,29 milhões de euros (acrescido de IVA), inclui a reabilitação do pavimento, construção de muros de suporte, requalificação das artérias com largura mínima de cinco metros e a construção de uma rotunda no cruzamento Algar/Courelas/Lameiro Grande/Cruz da Portela. Estão ainda previstos um percurso ciclável, pontos de carregamento elétrico para automóveis e bicicletas, e a remodelação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas pluviais.

Este eixo viário serve diretamente as freguesias das Angústias, Feteira e Flamengos — três das mais populosas da ilha — e constituirá uma alternativa à variante à Horta, contribuindo para a melhoria da mobilidade, da segurança rodoviária e da sustentabilidade no concelho.

PUB