O Benfica defende no domingo a liderança na I Liga portuguesa de futebol, com uma receção ao Arouca, na 29.ª jornada, um dia depois de o Sporting visitar o Santa Clara, equipa revelação do campeonato.

Depois de ter chegado à liderança na última ronda, com uma goleada em casa do FC Porto (4-1), beneficiando do empate do Sporting com o Sporting de Braga (1-1), o Benfica, que tem mais dois pontos do que os ‘leões’, recebe no domingo o Arouca, 12.º classificado.

Dias depois de ter goleado o Tirsense (5-0), na primeira mão das meias-finais da Taça, o Benfica joga com os arouquenses, que vêm de duas derrotas seguidas, num dos melhores momentos da temporada no campeonato, com nove vitórias consecutivas, com dúvidas na utilização de Tomás Araújo, que saiu lesionado no jogo do Dragão.

Em oito encontros no Estádio da Luz, em Lisboa, para o campeonato, o melhor que o Arouca conseguiu foi um empate em 2013/14, sua época de estreia na I Liga, seguindo-se sete derrotas, todas por mais de um golo de diferença.

Em teoria mais complicada será a visita do Sporting ao Santa Clara, equipa que venceu, na estreia de João Pereira em Alvalade, impondo a primeira derrota da temporada aos ‘leões’ (0-1), embora em Ponta Delgada apenas tenha um triunfo e um empate em oito jogos para o campeonato frente aos ‘verde e brancos’, que podem recuperar provisoriamente o primeiro posto.

O encontro de sábado poderá marcar o regresso de Pedro Gonçalves à competição, depois de o médio do Sporting se ter lesionado na 11.ª jornada, tendo regressado aos treinos sem limitações na terça-feira.

O Santa Clara procura segurar o quinto lugar, que pode dar acesso às competições europeias da próxima temporada, tendo apenas um ponto de avanço sobre o Vitória de Guimarães, que, na sexta-feira, visita o Gil Vicente (14.º), na abertura da ronda.

Depois do choque da pesada derrota em casa com o rival Benfica, o FC Porto procura recuperar o terceiro lugar, mesmo que provisoriamente, depois de ter ficado a um ponto do Sporting de Braga.

Os ‘dragões’, que não vão contar com o defesa argentino Nehuén Peréz, castigado, visitam no sábado o ‘tranquilo’ Casa Pia, oitavo classificado, antes de, no dia seguinte, o Sporting de Braga receber o ‘aflito’ AVS, 16.º e antepenúltimo.

Em Rio Maior, onde os ‘gansos’ já bateram o Benfica (3-1), o FC Porto vai tentar repetir o triunfo da última temporada, quando interrompeu uma série de três jornadas consecutivas sem vencer, partindo então para um final de temporada com quatro vitórias e apenas um empate com o Sporting.

Motivado pelo empate em casa do Sporting, o Sporting de Braga, já a 11 pontos do líder Benfica, quer segurar o terceiro lugar, que deverá acesso à fase de grupos da Liga Europa da próxima temporada, e recebe no domingo o AVS, que ocupa o 16.º lugar, de acesso ao play-off de manutenção.

Os avenses, com 23, estão a três pontos do Estrela da Amadora (15.º), primeira equipa em lugar de manutenção direta e que tem no domingo um importante duelo na luta pela permanência, ao receber o Farense, 17.º e penúltimo, já a oito pontos da equipa da Reboleira e sem qualquer vitória ainda em 2025.

Com os mesmos 18 pontos dos algarvios, o lanterna-vermelha Boavista, ainda sob o comando do interino Jorge Couto, tenta a segunda vitória consecutiva, na receção ao Nacional, que já está num mais ‘tranquilo’ 13.º lugar, com 29 pontos.

No sábado, o Famalicão (sétimo posicionado) recebe o Estoril Praia (nono), com a receção do Moreirense (10.º) ao Rio Ave (11.º) a fechar a ronda no domingo.

Programa da 29.ª jornada

Sexta-feira, 11 abr:

  • Gil Vicente – Vitória de Guimarães, 20:15

Sábado, 12 abr:

  • Boavista – Nacional, 15:30
  • Famalicão – Estoril Praia, 15:30
  • Santa Clara – Sporting, 17:00 locais (18:00, em Lisboa)
  • Casa Pia – FC Porto, 20:30

Domingo, 13 abr:

  • Estrela da Amadora – Farense, 15:30
  • Benfica – Arouca, 18:00
  • Sporting de Braga – AVS, 18:00
  • Moreirense – Rio Ave, 20:30

PUB