Foto: Pedro Carreiro e Silva

O piloto Rafael Botelho iniciou a defesa do título absoluto das duas rodas motrizes da melhor forma, ao vencer a categoria na abertura do Campeonato dos Açores de Ralis, no XXVIII ALÉM MAR RALI TAC 50 ANOS, prova realizada no passado fim de semana na ilha Terceira.

Para além da vitória na classe, o piloto do Peugeot 208 Rally4 garantiu ainda um impressionante segundo lugar na classificação geral.

A prova, organizada pelo Terceira Automóvel Clube (TAC), contou com a participação de 33 concorrentes e ficou marcada por condições meteorológicas instáveis. Rafael Botelho, acompanhado pelo navegador Rui Raimundo, começou por dominar as duas passagens pela super especial em Angra do Heroísmo, na noite de sexta-feira. No entanto, um erro na escolha de pneus durante a manhã de sábado obrigou a dupla a gerir a corrida com máxima concentração para minimizar perdas de tempo.

“Foi um rali à moda da Terceira”, afirmou Rafael Botelho. “Em primeiro lugar e o mais importante, muito público na estrada, porventura das vezes que vi mais gente nos troços. Em segundo lugar, embora o tempo tenha estado bastante aceitável, uma chuva inesperada no início da manhã baralhou as contas, o que nos ralis na Terceira é sempre normal. Efetivamente, essa manhã foi muito trabalhosa porque fomos audazes na escolha de pneus, mas isso não resultou. Conseguimos não cometer erros e ir avançando sem perder muito tempo.”

Na fase da tarde, já com o tempo mais estável, a equipa da Rafamotorsport, apoiada pela Peugeot Açores – Sotermáquinas, fez ajustes no carro, permitindo a Rafael Botelho vencer as quatro classificativas finais e consolidar a liderança na categoria.

“Comecei-me a divertir e a construir uma vantagem interessante que nos permitiu na última parte do rali voltar a experimentar pequenos ajustes no nosso Peugeot 208 Rally4, tendo em vista os próximos desafios. Claro que estou muito satisfeito com o segundo lugar absoluto e consequente vitória no nosso campeonato, mas mais satisfeito ainda porque consegui identificar algumas lacunas na minha condução que vão permitir trabalhar melhor para a próxima prova”, sublinhou o piloto.

Agora, Rafael Botelho e a sua equipa já preparam a próxima etapa do campeonato, o XXXVI RALI ILHA AZUL CIDADE MAR, que decorrerá nos dias 9 e 10 de maio, na ilha do Faial, sob organização do Clube Automóvel do Faial.

PUB