O Governo dos Açores aprovou hoje apoios no valor de 5,2 milhões de euros no âmbito do abate de bovinos e acusou as multinacionais da indústria do leite de “aproveitamento” devido ao preço pago ao produtor.
Na apresentação das conclusões do Conselho do Governo Regional, que decorreu nas Velas, em São Jorge, o secretário da Agricultura e Alimentação elogiou o preço do leite pago ao produtor naquela ilha, que ronda os 52 cêntimos por litro.
“O que não se percebe é como uma cooperativa como São Jorge, e muito bem, com uma boa gestão local, consegue esses bons preços e multinacionais que estão nos Açores, que são detentoras de 60% da quota mercado, pagam valores muito inferiores a esses”, atirou António Ventura.
O governante deu o exemplo da Lactogal, na ilha Terceira, que aumentou recentemente o preço por litro de leite para 38 cêntimos.
“Permitam-me ser muito sincero e direto. Há um aproveitamento dessas multinacionais relativamente à sua existência nos Açores. E em alguns casos estão totalmente sozinhas, como é o caso da Terceira com a Lactogal, que se aproveita do facto estar sozinha e paga os preços que paga”, reforçou.
O Conselho do Governo Regional, que esteve reunido durante a visita estatutária do executivo à ilha, aprovou a transferência de 5,2 milhões de euros no âmbito do “prémio ao abate de bovinos do segundo semestre”.
“Cada bovino que entra no nosso matadouro tem um prémio. Isso é um incentivo a que sejam abatidos na região para evitar o transporte de animais vivos para fora da região com todas as restrições que estão a surgir. Nós temos vindo a aumentar o abate local”, explicou Ventura.
O governo açoriano aprovou também o apoio de 1,2 milhões de euros para ajudar a “manutenção da vinha orientada para a produção de vinhos” de Denominação de Origem Protegida.
Foram ainda aprovados subsídios financeiros extraordinários para a “aquisição de concentrado fibroso destinado à alimentação do efetivo pecuário” e para a compra de “palha, feno na forma prensada e luzerna para diversificar a alimentação” dos animais.
O Governo Regional termina hoje a visita estatutária à ilha de São Jorge.