O Benfica colou-se hoje ao campeão Sporting na liderança da I Liga de futebol, batendo em casa o Farense (3-2), na conclusão da 27.ª jornada, que antecede embates entre os seis primeiros classificados, incluindo um clássico no Dragão.

No Estádio da Luz, em Lisboa, os golos do turco Kerem Aktürkoglu (sete e 54 minutos) e do grego Vangelis Pavlidis (23), contra os de Tomás Ribeiro (43) e Rony Lopes (63), deram a oitava vitória consecutiva na prova às ‘águias’, que igualaram a sua melhor série da época, selada entre setembro e dezembro de 2024, já sob orientação de Bruno Lage.

A exemplo do que tinha conseguido em seis das sete rondas anteriores, a equipa da Luz marcou por três vezes na mesma partida, mas perdeu o estatuto de defesa menos batida para o FC Porto, ao contabilizar 22 golos sofridos, face aos 21 do seu próximo oponente.

O Benfica alcançou os 65 pontos do Sporting, vencedor na visita de sábado ao Estrela da Amadora (0-3) e com superioridade no confronto direto e na diferença de golos face ao rival lisboeta, que soma mais uma vitória e recebe os ‘leões’ na 33.ª e penúltima jornada.

Já o Farense segue em zona de despromoção direta, no 17.º e penúltimo posto, com 17 pontos, a seis da vaga de play-off e da derradeira posição de manutenção automática, numa altura em que não triunfa há 12 partidas e é a equipa há mais tempo sem vitórias.

Atrás de Sporting e Benfica, FC Porto e Sporting de Braga somam os mesmos 56 pontos no terceiro lugar, fora do acesso à Liga dos Campeões da próxima época, após terem triunfado no terreno do Estoril Praia (1-2) e na receção ao Arouca (2-1), respetivamente.

A 27.ª jornada, primeira depois da derradeira paragem do campeonato para as seleções, não alterou, assim, o top 4, que será agitado pela receção dos ‘dragões’ às ‘águias’ no domingo, numa ronda fechada na segunda-feira, com o jogo entre ‘leões’ e ‘arsenalistas’.

Antes de desafiar o Sporting de Braga, o Sporting receberá o Rio Ave na quinta-feira, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, prova na qual o Benfica vai visitar o Tirsense, do Campeonato de Portugal, quarto escalão nacional, apenas em 09 de abril.

Na luta pela quinta posição, que poderá dar acesso às provas europeias, o Santa Clara ampliou distâncias com um êxito na receção ao Nacional (1-0), aliado ao empate fora do Vitória de Guimarães face ao rival concelhio Moreirense (2-2), contabilizando agora 46 pontos, quatro acima dos ‘conquistadores’, sextos e anfitriões dos açorianos no sábado.

Segue-se o Casa Pia, sétimo, com 39, que venceu o Rio Ave em Rio Maior (2-1), onde Catarina Campos, de 39 anos, se tornou a primeira mulher a arbitrar um jogo no escalão principal masculino, tendo como assistentes Andreia Sousa, pioneira nessas funções na prova, e Vanessa Gomes, primeira a integrar fichas técnicas no futebol profissional luso.

Já no fundo da classificação, o lanterna-vermelha Boavista soma 15 pontos e reduziu as hipóteses de manutenção, ao averbar a 11.ª derrota nos últimos 12 jogos na receção ao Gil Vicente (1-3), que foi sentenciada com um ‘hat-trick’ em apenas 10 minutos de Pablo.

Depois de terem acertado calendário na sexta-feira, ao perderem em casa com o Benfica (0-3), num encontro em atraso da 24.ª ronda, os ‘galos’ estrearam-se a ganhar ao quarto desafio sob orientação de César Peixoto e desfizeram um ciclo de oito jogos sem vencer para a I Liga, sendo os maiores beneficiados desta jornada na corrida pela permanência.

O Gil Vicente isolou-se no 14.º lugar, penúltimo de ‘salvação’ automática, agora com 26 pontos, três sobre o Estrela da Amadora, 15.º, e o AVS, que foi goleado em Vila Nova de Famalicão (4-1) e prossegue como 16.º e antepenúltimo, em vaga de acesso ao play-off.

 

PUB