A Biblioteca Municipal Tomaz Borba Vieira, na Lagoa, nos Açores, acolhe a partir de sábado uma exposição biográfica de Manuel Augusto de Amaral, professor e poeta natural daquele concelho, adiantou hoje a autarquia.
Segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Lagoa, em São Miguel, a exposição é inaugurada, pelas 18:30, no Convento de Santo António, em Santa Cruz, onde ficará patente até ao dia 18 de maio. A exposição conta com a curadoria de Malvina Sousa.
Manuel Augusto de Amaral nasceu em Água de Pau, em 29 de agosto de 1862. Frequentou o Seminário de Angra do Heroísmo e o Curso Superior de Letras, em Lisboa, desistindo aquando da morte do pai, quando regressou aos Açores.
Já em S. Miguel, dedicou-se, por mais de 30 anos, ao colégio Escola Minerva, que fundou e dirigiu, e morreu em 25 de dezembro de 1942. Vinte anos mais tarde, o centenário do seu nascimento é comemorado pelo Instituto Cultural de Ponta Delgada, que publica uma Antologia Poética do seu espólio.