José Macedo Rodrigues Bernardo será o cabeça de lista do CHEGA Açores às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio, candidatura já apresentada à estrutura nacional do partido.

O presidente do CHEGA Açores, José Pacheco, destacou que a escolha de José Bernardo foi uma decisão consciente, baseada na sua experiência pessoal e profissional, especialmente no setor agrícola, um dos pilares da economia açoriana. Para José Pacheco, a eleição do candidato açoriano será uma mais-valia na Assembleia da República, permitindo dar maior visibilidade às especificidades da Região junto do poder central.

Natural de Angra do Heroísmo, José Bernardo mudou-se para Angola aos 8 anos, onde concluiu o Curso Geral do Comércio e o Curso de Engenheiro Técnico Agrário. Em 1974, formou-se ainda como topógrafo. Posteriormente, viveu na África do Sul, onde trabalhou como engenheiro topógrafo até 1979, ano em que regressou aos Açores para integrar a função pública. Foi responsável pela implementação do Serviço de Classificação de Leite na Região, assumindo a direção do serviço. Paralelamente, fundou e presidiu a Associação dos Jovens Agricultores Terceirenses.

Licenciado em Engenharia Agrícola pela Universidade dos Açores desde 1995, José Bernardo regressou a Angola em 2003 para liderar a criação de uma fábrica de sumos e refrigerantes. Dois anos depois, de volta aos Açores, modernizou o Serviço de Classificação de Leite com a introdução do sistema de tele-colheita de amostras, ainda em funcionamento.

Em 2010, criou a Associação de Produtores Açorianos de Café, presidindo à entidade até 2015. Após a reforma, em 2016, fundou o empreendimento turístico “Banana Eco Camp” e, em 2020, lançou o projeto de café biológico “Coffee-cabana”, tornando-se o maior produtor açoriano nesta área.

José Bernardo ocupa atualmente o cargo de Presidente da Mesa do CHEGA Açores e é Conselheiro Nacional do partido.

 

PUB