A temporada de 2025 dos ralis nos Açores arranca esta sexta-feira, 28 de março, com a realização do XXVIII Além Mar Rali T.A.C. 50 Anos, prova organizada pelo Terceira Automóvel Clube (TAC). O evento integra as comemorações do 50.º aniversário do clube sedeado em Angra do Heroísmo.
Com um percurso de 66,56 km cronometrados, divididos por nove provas especiais ao longo de dois dias, o rali contará com 33 concorrentes inscritos. O vice-campeão absoluto, Luís Miguel Rego, estreia-se ao volante de um Skoda Fabia RS Rally2 e assume o número 1 nas portas do seu carro, em virtude da ausência do campeão em título, Rúben Rodrigues, que, juntamente com Henrique Moniz, apostou na participação no Campeonato Nacional. Entre as principais ausências, destacam-se também Bruno Amaral, Bruno Tavares e Filipe Marques.

O campeão das duas rodas motrizes, Rafael Botelho, regressa ao volante do Peugeot 208 Rally4 para defender o título, prometendo forte disputa com outros concorrentes, incluindo pilotos locais.
A prova inicia-se na sexta-feira à noite com duas passagens pela prova citadina Clubauto (1,93 km), às 20h30 e 20h49. No sábado, 29 de março, os concorrentes enfrentam dois troços matinais, Arrochela (6,52 km) e Lagoa (7,41 km), cada um percorrido por duas vezes a partir das 10h00. À tarde, após a assistência na Praça de Toiros da Ilha Terceira, haverá uma ronda dupla pelos troços de Vila Nova/Agualva (7,85 km) e Serra do Cume (9,63 km), a partir das 14h40. A última passagem por Serra do Cume será a powerstage, atribuindo pontos extra aos três primeiros classificados.
A cerimónia de entrega de prémios decorre às 18h30 na Praça Velha, em Angra do Heroísmo.
Este é o itinerário do XXVIII Além Mar Rali TAC: