O parlamento dos Açores assinala o 1.º Dia Mundial da Adesão (World Adherence Day) iluminando de vermelho a fachada do seu edifício sede, na cidade da Horta, na noite de hoje para sexta-feira, foi hoje divulgado.
Esta iniciativa global é promovida pela World Heart Federation, pela International Society of Hypertension e por diversas sociedades científicas internacionais, associações de doentes e entidades ligadas à saúde.
A Assembleia Legislativa Regional participa com o objetivo de “reforçar a importância da consciencialização para a saúde pública e da promoção de hábitos que garantam uma melhor qualidade de vida para os açorianos”, lê-se na nota enviada pelo parlamento.
O Dia Mundial da Adesão, é ainda assinalado, surge este ano para alertar para a importância do cumprimento terapêutico, um dos grandes desafios da medicina moderna. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos países desenvolvidos, apenas 50% dos doentes com patologias crónicas cumpram corretamente os seus tratamentos, o que pode agravar as doenças, aumentar a mortalidade e gerar elevados custos para os sistemas de saúde.