O PS/Açores alertou hoje para o alegado abandono da ilha de Santa Maria pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) e para a “falta de soluções concretas” para problemas verificados na habitação, nos transportes e na economia.
“Santa Maria tem potencial, talento e ambição. O que falta é um governo que respeite esta ilha e que esteja realmente comprometido com a sua valorização. O PS/Açores vai continuar a exigir soluções concretas e estruturadas para quem aqui vive e trabalha”, afirma a deputada regional socialista Joana Pombo Tavares, citada num comunicado do partido.
Os deputados socialistas eleitos por Santa Maria, João Vasco Costa e Joana Pombo Tavares, denunciaram hoje “o abandono a que o Governo Regional tem sujeitado a ilha e a falta de soluções concretas” para os problemas identificados durante as jornadas parlamentares do grupo parlamentar do PS/Açores, que decorreram entre segunda-feira e o dia de hoje, naquela ilha do grupo Oriental açoriano.
Durante as jornadas, os parlamentares reuniram-se com várias entidades locais e realizaram visitas a infraestruturas e projetos estratégicos para a ilha, “tendo constatado no terreno falhas graves em setores estruturantes como habitação, transportes e economia”.
“A situação de abandono do parque habitacional do Aeroporto foi uma das denúncias mais veementes” feitas pela deputada Joana Pombo Tavares, que, citada no comunicado, apontou “a falta de manutenção, a degradação visível dos imóveis e até a presença de pragas em algumas casas, que colocam em causa a saúde pública e a dignidade da habitação”.
A parlamentar referiu que existiam verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) previstas para a reabilitação deste bairro, mas o Governo Regional” decidiu canalizar esses fundos para outras ilhas”.
“É inaceitável que Santa Maria seja prejudicada, quando enfrenta sérias dificuldades na fixação de pessoas e na oferta habitacional. O parque habitacional espelha o desleixo do Governo Regional”, disse Joana Pombo Tavares.
Já o deputado regional socialista João Vasco Costa denunciou as “persistentes falhas no transporte marítimo de mercadorias” e alertou para a “falta de previsibilidade nos toques dos navios, alterações nas rotações sem aviso prévio e uma embarcação que não tem capacidade de resposta adequada para a realidade de Santa Maria”.
“O modelo atual compromete o abastecimento da ilha, deixando para trás maquinaria, bens essenciais e até produtos alimentares. A economia local está a ser travada por decisões logísticas mal pensadas e por um Governo que continua a falhar na apresentação de uma solução estrutural”, rematou João Vasco Costa.
Na área das pescas, o PS/Açores esteve reunido com a Associação de Pescadores de Santa Maria e reafirmou o seu apoio à arte de salto e vara, “uma prática tradicional, seletiva e sustentável com grande importância para a economia e identidade da ilha”.
Sobre o assunto, Joana Pombo Tavares garantiu que a legislação em vigor “permite a prática de salto e vara nas áreas marinhas protegidas e qualquer tentativa de restrição desta atividade ou lançamento de confusão sobre o seu enquadramento legal é irresponsável e inaceitável”, reafirmando o compromisso do partido com a defesa da pesca sustentável e da arte tradicional.
As jornadas parlamentares, que contaram na abertura com a presença do líder regional do PS, Francisco César, incluíram, ainda, visitas a projetos locais de inovação e permitiram o contacto direto com a população e os agentes económicos da ilha de Santa Maria, “reforçando o compromisso do PS/Açores com as ilhas de menor dimensão”, segundo o partido.