O estudante universitário Pedro Amaral, de 23 anos, é o cabeça de lista do Bloco de Esquerda (BE) pelo círculo eleitoral dos Açores nas eleições legislativas de maio, anunciou hoje o partido.
Em comunicado enviado à agência Lusa, o BE/Açores indica que o candidato “tem uma forte ligação ao associativismo e ao ativismo estudantil, participando em vários conselhos juvenis”.
Pedro Amaral é estudante de Filosofia na Universidade do Porto e é o atual coordenador do BE na ilha de Santa Maria, de onde é natural, sendo também membro da atual Comissão Coordenadora Regional do partido.
O BE lembra que Pedro Amaral “foi o primeiro candidato do Bloco pela ilha de Santa Maria nas eleições regionais de 2020 e de 2024, assim como cabeça de lista à Câmara Municipal de Vila do Porto”, nas últimas eleições autárquicas.
No segundo lugar da lista do BE/Açores às eleições legislativas de maio está Vera Pires (que foi deputada no parlamento dos Açores na última legislatura) e em terceiro surge a independente Fabíola Gil.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que as eleições legislativas antecipadas vão realizar-se a 18 de maio, na sequência da crise política que levou à demissão do Governo PSD/CDS-PP, que viu a sua moção de confiança chumbada no parlamento.
Na atual legislatura, o círculo dos Açores conta com cinco deputados eleitos, Paulo Moniz e Francisco Pimentel (AD), Francisco César e Sérgio Ávila (PS) e Miguel Arruda (Chega). Em janeiro, Miguel Arruda passou a deputado independente após ter sido constituído arguido, por suspeita do furto de malas em aeroportos.