A Federação Agrícola dos Açores apelou hoje às indústrias para que procedam a uma revisão urgente do preço do leite pago ao produtor, alegando que devem ser devidamente compensados face a “tantas exigências e regras”.
Num comunicado de imprensa, a Federação Agrícola dos Açores alerta para as consequências das condições climatéricas adversas, com baixas na produção de leite, associadas à falta de mão-de-obra, aos elevados custos de produção e com “a agravante do preço do leite no mercado açoriano não acompanhar as subidas dos mercados internacionais”, sendo “o mais baixo da Europa”.
Por isso, a Federação Agrícola, presidida por Jorge Rita, apela às indústrias de laticínios e ao setor da distribuição para que analisem a situação com “responsabilidade”.
Para a organização, devem ser encontradas as melhores soluções para a valorização do leite açoriano, de modo a não comprometer a sustentabilidade dos produtores e para que os produtores possam “cumprir as suas responsabilidades perante os seus funcionários e famílias” e para motivar os jovens para o ingresso no setor.
“Atendendo ao recente interesse por parte de empresas mundiais na compra de novilhas dos Açores para exportar para Marrocos e Argélia, e considerando que a Lactogal e a Fenalac já anunciaram a subida do preço do leite a nível nacional, apelamos às nossas Indústrias para uma revisão urgente do preço do leite pago ao produtor, que é fundamental para garantir a nossa sustentabilidade, não tendo de recorrer a estas exportações”, acrescenta a Federação.