As obras na baía do porto, de proteção costeira e reabilitação da frente da avenida do cais de São Roque do Pico, podem estimular investimentos privados de 40 milhões de euros (ME), revelou hoje o presidente do município.
A Câmara Municipal de São Roque do Pico vai lançar o concurso do projeto de reabilitação da avenida do cais, através de um “Contrato ARAAL” (contrato entre o Governo Regional e uma autarquia tendo em vista determinado investimento), e os outros dois serão executados diretamente pelo executivo regional açoriano (PSD/CDS-PP/PPM).
“É com satisfação que vemos o grande empenho do Governo [Regional] na grande obra que é necessário fazer em São Roque para catapultar a vila e o centro da vila a mais altos voos”, disse hoje aos jornalistas o presidente da autarquia, Luís Filipe Silva (PSD).
O autarca, que falava no final de uma reunião do executivo de coligação com o executivo municipal, no âmbito de uma visita estatutária à ilha, adiantou que já existem previsões de “mais de 40 milhões de investimento privado” que poderão ser realizados após a concretização das referidas obras, consideradas uma “grande alavanca” para o concelho.
Segundo Luís Filipe Silva, as obras previstas serão realizadas em três fases, sendo a primeira relacionada com a proteção da orla costeira, seguindo-se as outras duas que abrangem a consolidação da baía, o porto de recreio náutico e a ligação à avenida do mar.
Por sua vez o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, afirmou aos jornalistas que o executivo que lidera assumiu o investimento na proteção costeira e no ordenamento da baía do porto de São Roque do Pico, porque “é muito vantajoso para a ilha do Pico no seu todo” e, em particular, “para alavancar oportunidades de desenvolvimento da vila de São Roque”.
O concurso público para as obras, no valor base de 35 milhões de euros, foi publicado em Diário da República a 21 de novembro de 2024, e apareceram várias propostas acima do valor base e não foram admitidas, tendo o concurso ficado deserto.
Assim, o executivo irá decidir no Conselho do Governo, na sexta-feira, alterar o valor do preço base e aprovar uma resolução que eleva o investimento de 35 para 43 milhões de euros na “importante obra de proteção da orla costeira”.
Acrescentou que, entretanto, o executivo municipal, no âmbito do “Contrato ARAAL” celebrado com o Governo Regional, vai avançar em breve com a primeira fase da obra da avenida do cais.
Na área da saúde, Bolieiro referiu que apesar das condições do edifício do centro de saúde, os profissionais “têm dado de si, para servir bem os utentes”, tendo aumentado o acesso aos cuidados de saúde primários em São Roque do Pico.
“Nós temos uma taxa de cobertura de 99,05% da população com médicos de família, o que é fantástico”, reconheceu o governante.
O governo açoriano iniciou hoje uma visita estatutária de três dias à ilha do Pico, no grupo Central.
Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.