O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje as nove ilhas dos Açores sob aviso amarelo devido às previsões de vento e agitação marítima.
De acordo com um comunicado do IPMA, as ilhas do grupo Central dos Açores (Pico, Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa) estão sob aviso amarelo até às 20:00 locais (mais uma hora em Lisboa) de hoje por vento (direção noroeste) e por agitação marítima (ondas de noroeste, passando a norte) até às 05:00 de sábado.
Para as ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo), o aviso amarelo por agitação marítima (ondas de noroeste, passando a norte) foi emitido para o período compreendido entre as 05:00 e as 17:00 locais de hoje.
Já nas ilhas do grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria), o aviso amarelo por vento (direção de noroeste), vigora até às 23:00 locais de hoje, e por agitação marítima (ondas de noroeste, passando a norte) até às 05:00 de sábado.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.