Alberto Romão Madruga da Costa. Foi o único político da Autonomia Regional dos Açores, que foi simultaneamente Presidente da ALRAA e do Governo dos Açores

A Freguesia da Matriz da Horta prepara-se para celebrar, no próximo dia 8 de março, o seu Dia da Freguesia, com um programa que combina tradição, reflexão e homenagem.

A Sessão Solene, que decorrerá no Teatro Faialense, contará com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, que presidirá à cerimónia.

Gualter Furtado

Um dos momentos centrais da celebração será a conferência intitulada “No Dia da Freguesia da Matriz – Evocando Alberto Romão Madruga da Costa, um Construtor da Autonomia Constitucional e Democrática dos Açores”, proferida por Gualter Furtado.

“Esta intervenção pretende enaltecer a figura de Madruga da Costa, natural da Matriz da Horta e uma personalidade de referência na construção da autonomia regional, cuja dedicação à causa pública deixou um legado incontornável nos Açores”, disse Gualter Furtado.

Conferência da Matriz da Horta em 2024

O evento deste ano assinala também o lançamento de um opúsculo que compila a conferência proferida em 2024 por João Bosco Mota Amaral, antigo Presidente do Governo Regional e da Assembleia da República, sob o tema “Revolução do 25 de Abril e a Autonomia dos Açores”. Esta publicação reforça a importância da reflexão contínua sobre o percurso autonómico da região.

Programa das Comemorações

As celebrações iniciam-se na véspera, a 7 de março, com o “Matriz Urban Trail Noturno e Caminhada”, um evento desportivo que promete mobilizar a comunidade local.

No dia 8 de março, sábado, as comemorações têm início com uma Missa de Ação de Graças, às 18h00, na Igreja Matriz. Segue-se, às 20h30, a Sessão Solene Evocativa do Dia da Freguesia, no Teatro Faialense, onde intervirão diversas entidades locais, incluindo os Presidentes da Junta de Freguesia da Matriz, da Assembleia de Freguesia da Matriz, da Assembleia Municipal da Horta, da Câmara Municipal da Horta e da Assembleia Legislativa dos Açores.

Além da conferência e da homenagem a Alberto Romão Madruga da Costa, a noite será abrilhantada por um concerto musical do grupo “Sons em Triângulo”, da Ilha do Pico, encerrando as celebrações com um momento de cultura e partilha.

O Dia da Freguesia da Matriz da Horta assume-se, assim, como um evento de valorização da identidade local, da memória coletiva e da autonomia regional, prestando tributo a figuras marcantes da história dos Açores e promovendo o espírito comunitário.

PUB