O Sindicato dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais do Sul e Regiões Autónomas considerou hoje que o Governo dos Açores “está em incumprimento” com os trabalhadores dos matadouros e ameaça recorrer à greve.

A estrutura sindical refere que, “no seguimento da grandiosa luta desenvolvida por este sindicato com os trabalhadores, foi finalmente discutido e aprovado na Assembleia Legislativa Regional dos Açores o novo regime jurídico da carreira especial dos trabalhadores dos matadouros da rede regional de abate”.

O respetivo decreto legislativo regional foi publicado em Diário da República e entrou em vigor em 22 de novembro de 2024, tendo “já passado até à data de hoje 96 dias sem que o Governo Regional tenha regularizado a situação destes trabalhadores, o que não é tolerável”, segundo uma nota de imprensa do sindicato.

“Já deveria ter sido publicado na BEPA [Bolsa de Emprego Público dos Açores] o reposicionamento dos trabalhadores da carreira especial da rede regional de abate da Região Autónoma dos Açores, situação que ainda não aconteceu.”, afirma o sindicato.

De acordo com o sindicato,” se até meados de março (14 março 2025) a situação não estiver regularizada irão realizar um conjunto de ações de luta incluindo a greve”.

PUB