A ex-secretária de Estado Isabel Rodrigues será a candidata do PS à Câmara de Ponta Delgada, anunciou hoje o líder regional socialista açoriano, Francisco César.
Além do nome de Isabel Rodrigues para Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, a comissão regional do PS/Açores aprovou hoje os candidatos aos restantes 18 municípios do arquipélago.
Além da antiga secretária de Estado da Igualdade e ex-secretária regional, que também já foi deputada nos parlamentos regional e nacional, já foram anunciados como candidatos à Câmara de Ponta Delgada o atual presidente do município, Pedro Nascimento Cabral (PSD), e Sónia Nicolau, antiga militante socialista, que irá concorrer por um movimento independente.
Questionado pelos jornalistas sobre se a candidatura de Sónia Nicolau não iria dividir o voto dos socialistas, Francisco César respondeu que “no caso de Ponta Delgada há uma candidata que é do PS e há outros candidatos que não o são”.
“Quando se abandona o PS, deixa-se de ser do PS” e disputa-se “outro eleitorado que não o do PS”, disse Francisco César.
O líder do maior partido da oposição açoriano referiu ainda que o PS tem uma candidata para “ganhar as eleições” no concelho de Ponta Delgada, município que “tem estado parado no tempo”.
Francisco César apontou que um bom resultado para o PS/Açores nas próximas autárquicas, que se irão realizar entre setembro e outubro, é “ganhar as eleições” e ter “mais votos que os outros partidos”.
Interrogado ainda sobre se o nome de Isabel Rodrigues fez parte da sondagem interna do PS/Açores para a escolha do candidato por Ponta Delgada, o dirigente socialista disse que essa “é uma matéria que fica reservada para o PS” e que o estudo de opinião “dá enormes perspetivas de um grande resultado em Ponta Delgada”.
Francisco César anunciou também a recandidatura de Bárbara Chaves à presidência da Câmara de Vila do Porto e de Pedro Melo ao município da Povoação.
Lurdes Alfinete será a candidata à Câmara da Ribeira Grande, atualmente presidida pelo social-democrata Alexandre Gaudêncio, enquanto Manuel Paiva concorrerá ao município do Nordeste, também liderado pelo PSD.
Em Vila Franca do Campo, município governado pelo PS, concorrerá a atual vice-presidente da Câmara, Graça Melo, e à Câmara da Lagoa irá recandidatar-se o atual presidente, Frederico de Sousa.
Marco Martins (Praia da Vitória) e Fátima Amorim (Angra do Heroísmo) concorrem pela ilha Terceira, a par de Inês Sá (Horta), Ana Brum (Lajes do Pico), Daniel Rosa (Madalena), Pedro Batista (São Roque do Pico), Isabel Teixeira (Velas), Rosário Ambrósio (Calheta) e Paulo Jorge Cunha por Santa Cruz da Graciosa.
Na ilha das Flores o candidato pelas Lajes será Beto Vasconcelos e Ivan Castro por Santa Cruz, a par de Marco Silva pelo único município do Corvo.
Lista de Candidatos
- Santa Maria: Bárbara Chaves, atual Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, recandidata-se para um segundo mandato.
- São Miguel: Manuel Paiva (Nordeste), Lurdes Alfinete (Ribeira Grande), Pedro Nuno Melo (Povoação), Isabel Almeida Rodrigues (Ponta Delgada), Graça Melo (Vila Franca do Campo) e Frederico Sousa (Lagoa).
- Terceira: Marco Martins (Praia da Vitória) e Fátima Amorim (Angra do Heroísmo).
- Faial: Inês Sá.
- Pico: Ana Brum (Lajes do Pico), Daniel Rosa (Madalena) e Pedro Baptista (São Roque do Pico).
- São Jorge: Isabel Teixeira (Velas) e Dário Ambrósio (Calheta).
- Graciosa: Paulo Jorge Cunha (Santa Cruz da Graciosa).
- Flores: Beto Vasconcelos (Lajes das Flores) e Ivan Castro (Santa Cruz das Flores).
- Corvo: Marco Silva.