© European Union John Thys

O Presidente cessante do Comité das Regiões Europeu (CR), Vasco Cordeiro, deu início à sessão plenária inaugural da instituição, assinalando o arranque de um novo mandato. No seu discurso de despedida, proferido na véspera da transmissão de poderes ao seu sucessor, o dirigente lançou um apelo aos novos membros e à futura liderança do CR para que defendam uma Política de Coesão reforçada e dotada de um orçamento ambicioso.

“Durante o meu mandato, procurei sempre contribuir para a construção de uma Europa mais forte e mais justa. Mais forte na sua legitimidade democrática, razão de ser e responsabilidade. Mais justa, como uma Europa feita por todos e para todos”, declarou Vasco Cordeiro, sublinhando a importância da dimensão local e regional no processo legislativo europeu.

O ainda Presidente do CR reforçou que as regiões e os municípios não podem prescindir de uma Política de Coesão robusta, alertando que “a Europa não se pode dar ao luxo de abdicar desta política ou de seguir um caminho de centralização”. Para tal, defendeu um papel mais ativo do Comité das Regiões Europeu na estrutura institucional da União Europeia, permitindo uma maior proximidade entre as decisões comunitárias e as realidades locais.

Eleito Presidente do Comité das Regiões Europeu em junho de 2022, Vasco Cordeiro conduziu a instituição sob o lema “Uma Europa para todos, e por todos”. Durante o seu mandato, pautado por três prioridades – o reforço da legitimidade democrática da União, a defesa de uma Política de Coesão renovada e o aumento do perfil político do CR –, impulsionou várias iniciativas estruturantes para o futuro da Europa.

Sob a sua liderança, o Comité das Regiões consolidou-se como uma voz ativa no debate europeu, promovendo a maior Cimeira Europeia das Regiões e Cidades, reforçando o envolvimento dos governos locais e regionais nas eleições europeias e apresentando dois pareceres fundamentais sobre a reconfiguração da Política de Coesão. O seu mandato ficou ainda marcado pelo reforço das relações institucionais com o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia.

No plano internacional, Vasco Cordeiro liderou o lançamento da Aliança Europeia das Cidades e Regiões para a Reconstrução da Ucrânia, um compromisso de apoio sustentado ao país em guerra, que incluiu um pacote de medidas em 10 pontos apresentado ao Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy. Alargou também a cooperação do Comité das Regiões a outras regiões do mundo, estabelecendo pontes com os Estados Unidos e o Brasil.

No âmbito interno, promoveu reformas estruturais, incluindo uma nova estratégia para a igualdade de género, a adoção de um plano para a neutralidade carbónica e a modernização do regulamento interno do CR.

Com a conclusão do seu mandato a 20 de fevereiro de 2025, Vasco Alves Cordeiro permanecerá como membro do Comité das Regiões Europeu, continuando a defender uma maior representação das regiões e dos municípios no processo de tomada de decisão europeu.

PUB