O presidente do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, desloca-se a Bruxelas na quarta e na quinta-feira para participar em reuniões de “relevância estratégica” para a região, informou hoje o executivo.

Segundo um comunicado do Governo Regional de coligação, durante a visita a Bruxelas, o líder do executivo açoriano “apresentará matérias prioritárias para o desenvolvimento da região no contexto da União Europeia”.

“Um dos principais temas em discussão será a negociação do próximo Quadro Financeiro Plurianual, essencial para garantir financiamento adequado a uma região de coesão e ultraperiférica como os Açores”, adianta.

Segundo a nota, também será abordada a “importância da melhoria dos transportes marítimos e aéreos, bem como da conectividade digital através de uma rede de cabos submarinos mais eficiente e segura”.

“Outro ponto de destaque é a necessidade de reforço do orçamento do POSEI-Agricultura, dado o seu histórico de suborçamentação. O objetivo é garantir que o programa acompanha a evolução do setor agrícola das Regiões Ultraperiféricas (RUP) e que continua a cumprir os seus propósitos de apoio aos produtores locais”, lê-se.

De acordo com o comunicado, nesta deslocação de dois dias a Bruxelas, Bolieiro “também defenderá a necessidade de criar mecanismos de apoio que permitam aos Açores superar as limitações impostas pela sua exclusão da Rede Transeuropeia de Energia (RTE-E) e do Mecanismo Interligar a Europa (MIE)”.

“O objetivo é reduzir a dependência externa dos combustíveis fósseis e promover a transição energética da região”, remata.

A agenda oficial de José Manuel Bolieiro inclui reuniões com diversas personalidades e entidades da União Europeia.

As reuniões e os encontros que o líder do Governo Regional vai ter, “refletem a importância da presença dos Açores no debate europeu e a necessidade de garantir que as especificidades da região sejam devidamente consideradas nas políticas e financiamentos da União Europeia”.

De acordo com a agenda hoje divulgada, na quarta-feira, dia 19, o líder do executivo açoriano reunir-se-á com os chefes da delegação portuguesa no Parlamento Europeu, com os eurodeputados dos Açores e da Madeira, com o embaixador de Portugal junto da União Europeia, com o vice-presidente executivo e comissário para a Coesão e Reformas, Raffaele Fitto, e com a comissária para os Serviços Financeiros e União de Poupança e Investimento, Maria Luís Albuquerque.

No mesmo dia, também participará na sessão plenária do Comité das Regiões.

Na quinta-feira, dia 20, o chefe do Governo dos Açores estará presente na sessão solene de transição da presidência do Comité das Regiões, no Parlamento Europeu, momento que marca o fim do mandato do socialista açoriano Vasco Cordeiro e a eleição do novo presidente e vice-presidente daquele órgão.

José Manuel Bolieiro reunir-se-á com o comissário para as Pescas e Oceanos, Costas Kadis, e participará na conferência “European Ocean Pact and Marine Protected Areas: the case of the Azores”, no Parlamento Europeu, havendo também um encontro de trabalho com o presidente do Conselho Europeu, António Costa.

 

PUB