A Câmara Municipal da Ribeira Grande vai promover o Orçamento Participativo Sénior, que será “o primeiro da Região Autónoma dos Açores” e terá o valor máximo de 45 mil euros, divulgou hoje a autarquia.
“A participação cívica deve ser incentivada nos nossos concidadãos através de políticas públicas que visam a melhoria contínua do seu bem-estar na comunidade. Os orçamentos participativos têm a vantagem de debater, apresentar e votar projetos que visam ir ao encontro de lacunas que são identificadas pelos munícipes, independentemente da sua idade”, refere o presidente da autarquia, Alexandre Gaudêncio, citado num comunicado do município.
Segundo a nota, as temáticas do Orçamento Participativo da Ribeira Grande são envelhecimento ativo e saudável, ambiente, cultura, literacia digital, mobilidade e acessibilidades, educação e formação.
O regulamento, que foi aprovado pela Assembleia Municipal, em novembro de 2024, pode ser consultado em https://www.cm-ribeiragrande.pt/…/2024/12/reg_opsenior.pdf.