As obras no Porto da Praia da Vitória e no Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, vão ser financiadas pelo programa europeu de âmbito nacional Sustentável 2030, revelou hoje a ministra do Ambiente e Energia.

“No programa operacional sustentável 2030, que é cogerido pelo senhor ministro da Coesão, mas está na responsabilidade do Ministério do Ambiente, vão ser financiados projetos muito importantes para a região”, afirmou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, na Praia da Vitória, na ilha Terceira.

A ministra falava na sessão de apresentação do projeto de execução de reforço do subsistema de abastecimento de água na Praia da Vitória, que será financiado na totalidade pelo Fundo Ambiental.

Segundo Maria da Graça Carvalho, na área da sustentabilidade e descarbonização estão previstos investimentos para os Açores que totalizam 378 milhões de euros, dos quais 321 milhões do Fundo de Coesão.

O maior investimento será no Porto das Lajes das Flores, destruído em 2019 pelo furação Lorenzo, que contempla uma verba de 185 milhões de euros.

No concelho da Praia da Vitória, na ilha Terceira, serão investidos cerca de 100 milhões de euros.

A ministra destacou ainda “a requalificação do terminal multiúsos do porto da Praia da Vitória, com perto de 45 milhões” e a aquisição de uma grua para o porto da Praia da Vitória “no valor de 4,4 milhões de euros”.

Também contempladas estão as obras de “ampliação e modernização do Aeroporto das Lajes, com 40 milhões de euros, e a remodelação da placa, com 10 milhões de euros”.

Maria da Graça Carvalho alertou, no entanto, que estes investimentos têm de ser “executados com muita rapidez” e concluídos até ao final de 2028.

As execuções têm de ser anuais, sob pena de Portugal perder acesso ao financiamento europeu.

“No ano 2025 e 2026 já precisamos de ter bastante execução. É necessário ter projetos de grande maturidade para executar rapidamente, nomeadamente começar a executar este ano e ter uma grande execução para o ano”, apelou.

Em agosto de 2023, o presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, anunciou que estavam a decorrer “estudos geológicos para o futuro lançamento do projeto” de ampliação do cais do Porto da Praia da Vitória, que deveria custar cerca de 30 milhões de euros.

“Permitirá uma ampliação do cais multiusos em mais 350 metros, a acrescer aos atuais 300 metros que existem, com uma profundidade de cerca de 20 metros. Ampliará de forma muito significativa, duplicando. Ficaremos com uma oferta de 700 metros de acostagem para o transporte de carga e também de passageiros”, afirmou, na altura, José Manuel Bolieiro.

Em novembro de 2024, a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, disse que o projeto devia estar concluído no primeiro semestre deste ano.

“O cais multiúsos está em bom andamento. O projeto de execução está a decorrer e no primeiro semestre deve estar concluído. Estamos em condições de abrir o concurso público para a sua construção”, avançou.

 

PUB